Após bate-boca, deputados recuam e decidem aprovar projeto do Governo

Depois de muito bate-boca, os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira, projeto do Executivo que libera o uso de aparelhos de celular dentro das salas de aula. Na última sessão, a matéria dividiu deputados e a votação ficou empatada em 10×10. No entanto, nada um dia como após o outro e mais tempo para o líder do Governo na Assembleia, Gildevan Fernandes (PMDB), convencer os colegas. Dos 10 parlamentares que eram contrários ao projeto, apenas um manteve o voto. O restante recuou e decidiu seguir a orientação do Palácio Anchieta, inclusive os que se exaltaram na sessão anterior contra a matéria.

Racha na ordem
Depois da OAB-ES declarar apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), alguns advogados contra a saída da petista estão em pé de guerra com a entidade. Membros de comissões já renunciaram e a mais nova baixa é o pedido de renúncia do conselheiro Gilvan Vitorino. O grupo dos insatisfeitos alega que impeachment sem crime é golpe.

Manifestação
Servidores em greve estão querendo mesmo mostrar insatisfação na Grande Vitória. Nesses dois municípios, manifestantes chegaram a invadir a sede das prefeituras. Na terça-feira foi em Cariacica e nesta quarta-feira foi em Vila Velha. Os prefeitos Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), e Rodney Miranda (DEM), são os alvos do protesto.

Animado
Depois de aparecer em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais em um cenário sem o deputado federal Hélder Salomão (PT), o deputado Sandro Locutor (Pros) ficou até animado para disputar a prefeitura de Cariacica. Mas ele só entra na briga se o petista recuar, já que os dois são aliados. Hélder tem dito que ainda não definiu se vai concorrer, embora tenha liderado o levantamento.

Vitória das mulheres
Foi aprovado na Câmara o projeto do deputado Sérgio Vidigal (PDT) que define regras no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. A proposta acrescenta à Lei Maria da Penha a obrigatoriedade de serem policiais especializados e, preferencialmente, do sexo feminino. Segundo Vidigal, as vítimas encontram dificuldades para fazer a denúncia na delegacia.

Autismo
A Assembleia Legislativa a Comissão de Saúde, que é presidida pelo deputado Doutor Hércules (PMDB), realiza audiência pública sobre o lançamento do projeto “Clínica Escola para Autista”. A ideia é criar centros que ofereçam aos autistas atendimentos psicológicos, de fonoaudiologia, assistência social e fisioterapia. O evento acontece às 15 horas.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada