Se depender do Ministério Público de Contas (MPC), o leilão da folha de pagamentos de servidores da prefeitura de Vitória está com os dias contados. É que o órgão alega que encontrou uma série de indícios de irregularidades e apresentou um pedido de suspensão imediata do processo que vai escolher o novo banco responsável pelo serviço. O secretário de Administração de Vitória, Silvânio José de Souza Magno Filho, e o pregoeiro municipal Tiago Müller Valcher foram notificados pelo relator do processo, conselheiro José Antônio Pimentel, para se manifestarem sobre as irregularidades apontadas, dentro do prazo de cinco dias. Entre as supostas falhas, está a participação indevida do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Vitória (IPAMV), tendo em vista que o Instituto é uma autarquia municipal que dispõe de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. No mês passado, o prefeito Luciano Rezende (PPS) anunciou o leilão para tentar aumentar a arrecadação. Atualmente a folha é processada e gerenciada pelo Banestes, Caixa e Banco do Brasil. Com 15 mil servidores, a expectativa é de que com o fim da venda do serviço sejam arrecadados cerca de R$ 23,8 milhões na negociação. Procurada pela Coluna, a Prefeitura de Vitória limitou-se a dizer, por meio de nota, que todos os questionamentos foram respondidos e aguarda a orientação do Tribunal de Contas.
Filho de peixe
Seguindo os passos do pai, o universitário Lucas Fraga, filho do ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), decidiu entrar de cabeça no meio político. Nesta quarta-feira, o rapaz anunciou sua filiação ao Partido Verde (PV) e vai lançar candidatura a vereador no município de Vila Velha. O pai também é pré-candidato, só que a prefeito. Está tudo em família…
Tucanos em dúvida
Com a filiação do empresário Paulinho da Panan em seus quadros no apagar das luzes do prazo eleitoral, o PSDB de Linhares aumenta a fila de pré-candidatos a prefeito no município. Atualmente o ninho já tem na disputa o médico Jacques Mazzei, o produtor rural Mauricio Buffon e do empresário Juarez da Conquista, do setor moveleiro. A decisão de qual deles será o candidato será tomada pela executiva municipal.
Animação
O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) tem dito que está animado para disputar a prefeitura de Cariacica. O peemedebista acha que chegou a vez dele administrar o município onde nasceu. Paralelo a isso, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia, presidida ele, fará uma audiência nesta quinta-feira (7) para discutir melhorias para o município. Entre elas, o reinício das obras da Rodovia José Sette, a estadualização de trecho da BR-262 e o andamento das obras da Rodovia Aloízio Santos (Leste-Oeste). O encontro será realizado às 19 horas no plenário da Câmara Municipal.
Sem crise
Durante apresentação do Circuito Banescard de Teatro, o presidente do Banestes, Guilherme Dias, estava bem sorridente pela crise ter passado longe da instituição. Lembrou que atualmente existem dois tipos de bancos. Aqueles que fecharam e os que estão se dando bem. Para se ter uma ideia, o lucro líquido em 2015 atingiu a cifra de R$ 150,9 milhões, 12,8% maior que em 2014. É para rir a toa mesmo…
Viva o amor!
Durante lançamento da campanha “Amores”, que valoriza as belezas naturais do Espírito Santo, o governador Paulo Hartung (PMDB) convidou o “embaixador” do turismo das montanhas capixabas, Valdeir Nunes Santos, o China, para fazer um discurso na solenidade. Em época de ódio por causa da crise política, o Estado pode ganhar muito com essa iniciativa desde que seja realimentada permanente, já que o que não faltam por aqui são belezas naturais que precisam ser mostradas.
Leia mais sobre o cenário político: