Em um discurso de quatro páginas, o deputado capixaba Evair de Melo (PV), membro da Comissão do impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), defendeu a saída da petista do Governo. Durante seu pronunciamento, chamou atenção a comparação que fez entre Dilma e o papa emérito Joseph Ratzinger, o Bento XVI. O verde lembrou que com 10 títulos de doutorado, chefe de estado e líder religioso, de grau máximo, “reconhecendo sua incapacidade de continuar diante dos enormes desafios que lhe pesava sobre os ombros, optou pela renúncia e permitiu ao mundo legitimar seu sucessor hoje o Papa Francisco”.
Discurso que segue
E concluiu: “Se não fosse a sabedoria, inteligência, humildade de Ratzinger, o mundo não teria a oportunidade de seguir Francisco”. A leitura que se faz desse discurso é de que Dilma, embora seja em uma situação completamente adversa a de Bento XIV, deveria ter a humildade para calçar a sandália da humildade e também “deixar a história seguir”, como bem disse o parlamentar em seu discurso.
Inspiração
Aliás, Evair estava inspirado no seu discurso. Chegou a citar grandes nomes que marcaram uma época para justificar sua posição pelo impeachment. Entre eles, Santo Agostinho, Friedrich Nietzsche, Rui Barbosa e Charles Tocqueville. Foi um verdadeiro passeio pela história.
Hora da xepa
Outro capixaba a falar na comissão, o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) também reforçou seu posicionamento pelo impeachment da presidente. Segundo o peemedebista, Dilma promoveu a “maior xepa já vista nos últimos tempos” com cargos públicos na tentativa de evitar seu afastamento. Lelo destacou ainda que Dilma promoveu um “golpe eleitoral” quando apresentou um Brasil que ela sabia já não existir e que a população, principalmente a mais humilde, acabou pagando o preço pela crise.
Sem dados
Embora tenha colocado à disposição os cargos no Estado, o número de indicações não foi divulgado pelo PMDB. A senadora Rose de Freitas (PMDB), por exemplo, teria aliados na Codesa e também no INSS. Neste último, por exemplo, o gerente-geral, Paulo Binotti, também estaria ocupando a função pelas mãos da senadora.
Imunidade
Com receio de que o surto de gripe que afeta São Paulo chegue ao Espírito Santo, o deputado estadual Doutor Hércules solicitou ao secretário de Saúde, Ricardo Oliveira, que antecipe a vacinação contra gripe H1N1. Segundo o peemedebista, outros estados já adotaram essa medida e a medida é para evitar um cenário semelhante ao de São Paulo, onde 55 pessoas já morreram com o vírus H1N1.
Leia mais sobre o cenário político: