Vidigal encara PDT nacional e mantém voto pelo impeachment

“Não vamos sair do barco como se fôssemos ratos”, disse o líder nacional do PDT na Câmara, Weverton Rocha, sobre a decisão do partido de ficar ao lado da presidente Dilma Roussef (PT) e votar contra o impeachment no próximo domingo. Mas nem todos vão seguir a mesma cartilha. O presidente regional do PDT, deputado federal Sérgio Vidigal, vai de encontro às orientações e garantiu que irá votar pela saída da presidente. Na reunião com a executiva na última terça-feira, o capixaba deixou claro sua posição, apesar de correr o risco de punição, conforme já foi anunciado pela cúpula da sigla. “Acompanhamos nos últimos dois anos a apuração do maior esquema de corrupção no país. Vemos com muita tristeza o sofrimento do trabalhador brasileiro, com mais de 10 milhões de desempregados, inflação, juros altos e tarifa de energia elétrica, entre motivos que justificam o afastamento”, disse. O parlamentar, pelo visto, não está temendo represálias e mantém o posicionamento desde o início do processo.

Emplacado
Parece mesmo que o governador Paulo Hartung (PMDB) caiu nas graças da imprensa nacional. Depois de ter sido citado no jornal O Globo como possível opção do partido para disputar a presidência da República, agora é o Valor Econômico que destaca a participação de Hartung no Governo Federal caso a presidente Dilma Rousseff seja de fato afastada. Segundo a reportagem, o peemedebista estaria entre os cotados para o Ministério da Fazenda caso o vice, Michel Temer, assuma o comando do país.

Radical  
Em meio às especulações de alçar novos voos políticos, Hartung estará, nesta sexta-feira, no município de Castelo, onde acontece o circuito mundial de Parapente. A expectativa é de que o governador encare o desafio e pule do alto da rampa de decolagem de Ubá. Em seguida, se encontra, em Domingos Martins, com tropeiros que participam da expedição da Rota Imperial. A deputada Luzia Toledo (PMDB) também estará presente neste encontro.

Adiamento
E por falta de quórum, os deputados estaduais não votaram em segundo turno da chamada “PEC da Transparência”, que determina a publicação mensal de todos os gastos dos poderes e órgãos do Estado e dos Municípios. Para ser aprovada e promulgada pela Assembleia Legislativa, a proposta precisava de 18 votos favoráveis. Mas, antes da votação, o vice-líder do Governo, deputado Erick Musso (PMDB), pediu a recomposição de quórum e apenas 15 parlamentares registraram presença.

Boicote
O autor do projeto, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), acusou Musso e o líder do Governo, Gildevan Fernandes (PMDB), de boicote. Segundo ele, a proposta já tinha sido discutida e só faltava sua aprovação. “Essa emenda fala de transparência. Quando você vê o líder e o vice-líder manipulando contra, é porque o Governo não quer transparência”, criticou o parlamentar. Nem Musso nem Gildevan se manifestaram sobre o assunto.

Eleição no norte
O Partido Social Liberal (PSL) confirmou o nome do jornalista Petronio Antunes Luz Filho como a aposta da sigla para concorrer a prefeitura de São Gabriel da Palha. Pós-graduado em administração pública, ele deve é de montanha e há 16 anos reside no município do norte do Estado. Sua bandeira é a defesa pelos movimentos sociais.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada