A linha sucessória do PSB capixaba está movimentada e pode começar a andar de acordo com os resultados das urnas nas próximas eleições. E a movimentação pode abrir vaga para uma cadeira na Câmara dos Deputados para o líder da Rede no Espírito Santo, Gustavo de Biase. Mas para isso acontecer é preciso contar com a sorte e com a possibilidade de eleição do deputado Paulo Foletto em Colatina. Ele ainda não bateu o martelo, mas tudo leva a crer que será o candidato a prefeito do PSB no município. A partir daí o caminho para De Biase é longo, mas não impossível. Se Foletto for mesmo eleito, o suplente seria o ex-deputado Vandinho Leite, que perdeu a vaga por ter mudado de partido e se filiado ao PSDB.
Linha que segue
Atrás de Vandinho, seria o ex-prefeito Edival Petri, mas como morreu não poderá ser empossado. O próximo seria Gedson Merizio, pré-candidato a prefeito em Guarapari. Se eleito, não deve abrir mão da prefeitura. E é aí que De Biase entra e assume a vaga por dois anos. É muita gente na frente, mas não deve faltar otimismo.
Advogado
Não vai faltar defesa para o deputado federal Sérgio Vidigal na tentativa de evitar sua expulsão do PDT por ter votado a favor do impeachment. O deputado Da Vitória (PDT) já declarou que vai a Brasília tentar sensibilizar a direção nacional para rever a postura.
Benefício
Projeto do deputado Hércules Silveira (PMDB) pode isentar motoristas acima de 65 anos de idade das taxas cobradas pelo Detran-ES. O parlamentar justifica que com a crise financeira e com o salário da aposentadoria defasado, muitos não têm condições de arcar com as despesas. Só para renovar a CNH, por exemplo, é preciso desembolsar R$ 242. Difícil mesmo…
O retorno
Quem anda animado para disputar a prefeitura de Vila Velha é o ex-prefeito Vasco Alves (PPL). Ele tem se reunido com lideranças e ouvido moradores. Em conversas diz que sua principal bandeira é a volta dos movimentos populares ao protagonismo na administração. Foi na gestão de Vasquinho, só para lembrar, que houve invasões de moradores na região que hoje é conhecida como Grande Terra Vermelha.
Solidariedade
Lideranças políticas não cansam de demonstrar solidariedade ao deputado Sérgio Vidigal, expulso do PDT por votar a favor do impeachment da presidente Dilma. Deputados, senadores, vereadores parabenizam o parlamentar pela decisão de votar contra Dilma mesmo sendo contrário à orientação do PDT. Até o universitário Armando Fontoura, ex-PSDB, usou as redes sociais para defendê-lo.
Leia mais sobre o cenário político: