Apesar de não falar oficialmente, o governador Paulo Hartung (PMDB) fez um discurso em tom de despedida da secretária da Fazenda, Ana Paula Vescovi, indicada para assumir a secretaria do Tesouro Nacional. E claro, não poupou elogios à sua trajetória desde quando começou a trabalhar na prefeitura de Vitória e seu trabalho de estruturação do Instituto Jones dos Santos Neves. Em pronunciamento na solenidade de despedida de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) do Bandes, Hartung destacou sua competência e talento. Tantos elogios reacenderam os rumores de que já vinham sendo ventilados entre a cúpula política do Estado. Nos bastidores, há informações que Ana Paula estaria sendo trabalhada pelo próprio Hartung para sucedê-lo em 2018. A indicação dela para o Tesouro aumenta ainda mais seu cacife para uma eventual candidatura. Antes de encerrar seu discurso, bem humorado, o governador ainda afirmou que cuidou, junto com a equipe, do Estado e “agora vamos cuidar também do Tesouro Nacional. Não podia perder a piada”, brincou.
Alfinetada
Durante o evento, sobrou alfinetada para o ex-governador Renato Casagrande (PSB). Hartung lembrou os desafios que Ana Paula enfrentou no início do mandato ao tomar conhecimento da situação financeira do Estado. “Quanta conversa fiada ela ouviu, quantas palavras de desconfianças que teve que ouvir e fazer cara de paisagem. Conversa fiada que tinha bilhões guardados em algum canto e que não achei até hoje”.
Mais elogios
O tucano Luiz Paulo também recebeu muitos elogios do governador. O presidente do Bandes, que deixa o posto para se dedicar à campanha para prefeito de Vitória, apresentou um relatório da sua gestão nesta terça-feira. Depois de apontar que ele liderou um movimento de reestruturação na instituição, Hartung fez questão de afirmar que foi um acerto convencê-lo a voltar para o Governo. “Você é um craque e tenho orgulho de você”.
Corredora
Na mesma cerimônia, Hartung também brincou com a secretária de Comunicação, Andreia Lopes, que ganhou uma medalha na Meia-maratona do Rio de Janeiro durante o fim de semana. O governador lembrou-se do seu avô, que certa vez fez um churrasco e chamou os amigos para comemorar a terceira colocação em uma corrida. Só que nesse caso, só tinham três competidores, contou ele arrancando risadas.
Negociação
Em meio a uma onda de boatos de protesto de servidores, a prefeita em exercício de Itapemirim, Viviane Peçanha, recebeu o sindicato da categoria para uma conversa para discutir o plano de cargos e salários dos professores e também auxílio-saúde.
Falando nisso
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) deve publicar nesta quarta-feira uma decisão que deixa o prefeito afastado de Itapemirim, Luciano Paiva (PROS), inelegível por oito anos. Paiva está afastado do cargo por 120 dias e tenta no Supremo Tribunal Federal (STF) retornar ao posto. Ele foi alvo de uma operação do Ministério Público que apura seu envolvimento em um suposto esquema de fraude em licitações no município.
Reconhecimento
A vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) fez uma homenagem ao jornal online Folha Vitória pelos nove anos do veículo no mercado do Espírito Santo. Segundo a parlamentar, a Moção de Aplausos foi concedida pela credibilidade e comprometimento do Folha Vitória com o jornalismo sério e atual, “sendo motivo de muito orgulho para os capixabas”.
Leia mais sobre o cenário político: