Política

Vereador de Viana preso suspeito de agredir esposa é liberado em audiência de custódia

A determinação foi assinada pela juíza Raquel de Almeida Valinho em uma audiência de custódia na manhã desta terça-feira (18)

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Camara Municipal de Viana

A Justiça concedeu liberdade provisória ao vereador de Viana preso em flagrante suspeito de agredir a esposa. Em audiência de custódia, a juíza Raquel de Almeida Valinho determinou que ele volte à liberdade, desde que obedeça e siga as medidas protetivas em relação à vítima, de acordo com a Lei Maria da Penha. O vereador não terá que pagar fiança.  

Segundo o Boletim de Ocorrência da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a prisão aconteceu na noite de segunda-feira (17), quando o vereador Edilson José Endlich, de 56 anos, foi preso em flagrante por agredir a esposa, de 44. De acordo com o boletim, ele teria chegado em casa embriagado, ofendido e ameaçado a esposa.    

Durante a audiência de custódia, a juíza Raquel de Almeida Valinho determinou que medidas protetivas de urgência à vítima, de acordo com a Lei Maria da Penha fossem tomadas. 

Entre as normas que o vereador deve seguir estão afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a esposa e está proibido se aproximar da vítima, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de 500 metros entre eles e Endlich. 

Também está proibido que o vereador tenha contato com a vítima, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação ou frequentar locais onde ela estiver, a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida.

A juíza determinou também que a vítima seja incluída em programa de visita tranquilizador. 

Câmara de Viana

Em nota, assinada por seu presidente, o vereador Joilson Broedel, a Câmara de Viana informou que "é contrária a qualquer tipo de violência, seja física, verbal ou psicológica, a qualquer pessoa, e que estranha os fatos noticiados, visto que o vereador sempre apresentou um comportamento muito calmo e cortês com todos os colegas e servidores da casa, sendo sempre um cidadão de bem."

A nota da Câmara de Viana reforça, ainda, que confia no trabalho dos órgãos competentes para apurar quaisquer situações que precisem de esclarecimentos, à luz da lei e respeitados os princípios da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal.

Entenda o caso

Segundo o Boletim de Ocorrência da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), o vereador teria usado uma faca de pão e um garfo para tentar agredir a esposa. Ela tentou se livrar e usou uma vassoura para se defender, batendo na cabeça dele e causando uma lesão na testa.

Na ocorrência da polícia, consta que a sobrinha da mulher presenciou a briga. Segundo os militares, após a confusão eles foram até um posto para atendimento, onde a polícia foi acionada.

Edson teve ferimentos leves e a vítima contou estar com dores nos braços devido aos movimentos bruscos para se defender. O vereador foi encaminhado ao Presídio de Viana e foi autuado por lesão corporal e ameaça.

Na manhã desta terça-feira (18), uma parente da vítima contou que a mulher está muito abalada e que nesse momento prefere não conversar com a imprensa, mas que está em contato com advogados para tomarem todas as providências necessárias.

Um vizinho do casal contou que essas confusões entre a família já aconteciam ocasionalmente.

Edilson assumiu o cargo de vereador em 2021. É o primeiro mandado dele. Ele é filiado ao Podemos.

Saiba mais: Vereador é preso suspeito de agredir a esposa em Viana

Pontos moeda