Política

Nova Guarda de Cariacica será treinada por agentes de Vitória

A parceria entre os municípios foi firmada nesta sexta-feira (18), e a previsão é de que os agentes comecem a atuar a partir de novembro nas ruas da cidade

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória

A nova Guarda Municipal de Cariacica será treinada por profissionais que integram a Guarda Civil Municipal de Vitória. A parceria entre os municípios foi firmada nesta sexta-feira (18), e a previsão é de que os agentes comecem a atuar a partir de novembro nas ruas da cidade.

O curso terá duas turmas de 25 agentes e está previsto para começar ainda neste mês. As aulas serão ministradas pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e agentes da Guarda Municipal da Capital. 

Os novos guardas atuarão de forma integrada com as demais forças policiais de Cariacica e contribuirão para ações de segurança, além de realizar patrulhamento nos bairros e em equipamentos públicos como praças, escolas, unidades de saúde e demais órgãos da administração.

No início de maio, a prefeitura informou que outros 50 agentes devem ser formados no ano que vem para aumentar o quadro de agentes. 

Aulas

A aula inaugural acontecerá na próxima sexta-feira, dia 25, a partir das 8h, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), no bairro Itacibá, em Cariacica.

Foto: Divulgação

De acordo com a coordenadora de Ensino, Formação e Relacionamento com a Comunidade, agente Maria Odete Castiglioni, o curso terá módulos voltados para segurança pública e trânsito. 

"Serão duas turmas turmas de 25 agentes, com início das aulas dia 28 de junho, às 8h. A previsão de término do curso é para novembro deste ano. A carga horária é de 852 horas, com módulos de segurança pública e trânsito", pontuou. 

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Icaro Ruginski, lembrou que a parceria envolve a participação de diversos servidores da pasta que irão contribuir com a formação dos agentes da Guarda de Cariacica. 

"Os frutos desta gestão começaram a ser colhidos com redução dos índices criminais antes de fechar o primeiro semestre, e agora vamos compartilhar conhecimento e prática", afirmou. 

Pontos moeda