Projeto de lei prevê proibição de trotes abusivos em universidades
As sanções podem incluir até o desligamento da instituição, mesmo que o incidente ocorra fora do campus
Um projeto de lei aprovado pelo Senado prevê a proibição de atividades de recepção de novos universitários em instituições de ensino superior que envolvam coação, agressão, humilhação ou qualquer forma de constrangimento.
LEIA TAMBÉM:
Aposta do ES fatura bolada de quase R$ 635 mil na Lotofácil; veja resultado
Juíza barra acordo que obrigava mãe de santo a se mudar por perturbar vizinhos
Incêndio volta a atingir o Contorno na Serra e fumaça chama a atenção
A proposta é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). O projeto determina que universidades e faculdades adotem medidas preventivas para evitar trotes abusivos, responsabilizando-se por instaurar processos disciplinares contra alunos e funcionários que desrespeitarem as normas.
As sanções podem incluir até o desligamento da instituição, mesmo que o incidente ocorra fora do campus.
Além disso, as instituições de ensino que não cumprirem suas obrigações ou se omitirem na prevenção de trotes violentos estarão sujeitas a punições administrativas aplicadas pelo sistema de ensino responsável.
As penalidades previstas no projeto serão aplicadas independentemente de eventuais sanções civis e penais que possam ser impostas aos envolvidos.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação, de Constituição e Justiça, e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
*Com informações do Portal R7