Política

Tribunal de Contas do Espírito Santo elege nova diretoria nesta terça-feira

O atual presidente é Domingos Taufner, tendo como seu vice o conselheiro Rodrigo Chamoun. O atual ouvidor é José Antônio Pimentel, enquanto o corregedor é o conselheiro Sérgio Aboudib

Tribunal de Contas terá novo presidente para biênio 2016/2017 Foto: Divulgação

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) elegem nesta terça-feira (27) a nova diretoria que comandará a Corte de Contas no biênio 2016/2017. A eleição acontecerá durante a sessão ordinária, que tem início às 14 horas.

Embora o Regimento Interno da Corte permita uma reeleição, os conselheiros têm uma espécie de acordo de cavalheiros para que não ocorra.

O atual presidente é Domingos Taufner, tendo como seu vice o conselheiro Rodrigo Chamoun. O atual ouvidor é José Antônio Pimentel, enquanto o corregedor é o conselheiro Sérgio Aboudib.

O TCE-ES possui sete conselheiros, mas o conselheiro Valci Ferreira encontra-se afastado de suas funções. Então, apenas seis terão direito a voto: além dos quatro que ocupam a atual diretoria, os conselheiros Carlos Ranna e Sérgio Borges.

Segundo o TCE-ES, pelas normas regimentais, estará eleito, em primeiro escrutínio, quem obtiver pelo menos quatro votos; em caso de necessidade, em novo escrutínio, entre os dois mais votados, quem obtiver maioria simples dos votos dos presentes.

A nova diretoria tomará posse até o dia 16 de dezembro, já que no 18 o Tribunal de Contas entrará em recesso. A data precisa de posse ainda não foi definida. Os eleitos entrarão em exercício de suas funções a partir de 1º de janeiro de 2016.