Eleições 2018

Política

Candidatos ao Governo do Espírito Santo votam na Grande Vitória e no interior

Casagrande, Rose, Aridelmo, Manato e André Moreira votaram em Vitória e Jackeline Rocha, em Colatina

Casagrande, Rose, Manato e Aridelmo (sentido horário) votaram em Vitória | Foto: Divulgação

Dentre os mais de 2,7 milhões de eleitores capixabas que devem comparecer às urnas neste domingo (07), estão os seis candidatos que disputam o cargo de governador do Espírito Santo. A votação começou às 8 horas e se encerra às 17 horas.

O candidato Aridelmo Teixeira (PTB) foi o que votou mais cedo. Ele esteve às 9 horas na Escola Municipal Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, na avenida Leitão da Silva, em Santa Lúcia, Vitória. 

Aridelmo chegou à seção acompanhado da vice, Jessica Polese, e da esposa, Maria Goretti Dalvi. O petebista enfrentou pouca fila e levou cerca de 40 segundos para votar.

"Estamos agora na expectativa do que vai acontecer porque trouxemos uma candidatura nova para a sociedade poder escolher entre o novo e o velha política. Estamos felizes por ter chegado até aqui porque foi uma caminhada muito bonita que queremos continuar para o segundo turno. Temos muita energia para isso", afirmou o candidato, após a votação.

De lá, Aridelmo seguiu para Jardim da Penha, no colégio Darwin, para acompanhar a votação da vice Jessica Polese, onde o movimento de eleitores é grande. O candidato acompanhará a apuração no núcleo digital da campanha, localizado na Reta da Penha, em Vitória, onde deve se pronunciar sobre o resultado das eleições.

Renato Casagrande (PSB) votou, por volta das 10 horas, na Escola São Domingos, em Bento Ferreira, Vitória. Ele foi ao local acompanhado da esposa, da vice, Jacqueline Moraes, e de alguns candidatos da mesma chapa. 

Após a votação, o candidato ao governo do Estado pelo PSB percorreu algumas seções eleitorais. Casagrande disse que deverá acompanhar a apuração dos votos em casa.

"Chegamos no dia da eleição muito agradecido à população capixaba, que recebeu a gente de forma muito alegre, receptiva. Tenho certeza que vamos ter um resultado que vai representar todo esse carinho. A população é soberana na sua decisão. Agora a expectativa é para o resultado no final do dia de hoje, mas, independente do resultado, fico muito agradecido", ressaltou Casagrande. 

André Moreira registrou seus votos no Colégio Renovação, em Jardim Camburi | Foto: Divulgação

André Moreira (PSOL) registrou os seus votos por volta das 11 horas no Colégio Renovação, em Jardim Camburi, Vitória. Após votar, André compareceu a outras seções eleitorais para acompanhar correligionários. Ele disse que deve acompanhar a apuração dos votos na sede do comitê do PSOL, no Centro de Vitória.

"Temos certeza de que o nosso dever como candidato foi cumprido. Levantamos as bandeiras necessárias para falar do desenvolvimento do Espírito Canto e para a garantia do direito das pessoas. Essa é a nossa função e agora é com o eleitor", afirmou André, após registrar seus votos.

"Vamos precisar sentar e pensar muito o Estado. Nossa perspectiva é de que toda politica pública seja construída com o apoio das pessoas, fazendo conferências municipais e estaduais para tratar das políticas públicas. Então é reorganizar o Estado e isso vai dar um bom trabalho", completou o candidato.

A candidata Rose de Freitas (PODE) votou na Escola Municipal José Áureo Monjardim, no bairro Fradinhos, em Vitória. Ela chegou ao local por volta das 11 horas, acompanhada de familiares, militantes e de seu vice no pleito, Thanguy Gomes Friço, e registrou seus votos por volta do meio-dia. Rose disse que deve acompanhar a apuração dos votos em sua residência, no mesmo bairro.

Confiante, a candidata afirmou que está otimista e acredita na “soberania do povo” para levar a eleição ao segundo turno. "Estou otimista, pois o povo é soberano. É por isso que eu brigo e quero preservar todos os aspectos da questão democrática. Acredito no segundo turno com minha presença. Vamos aguardar. O povo é soberano", reforçou.

Jackeline Rocha, do PT, votou no colégio Maria da Luz Gotti, em Colatina | Foto: Divulgação

Jackeline Rocha (PT) votou às 10 horas no colégio Maria da Luz Gotti, na Avenida Silvio Avidos, em Colatina, noroeste do Estado. Ela compareceu na seção eleitoral acompanhada de familiares e apoiadores.

"Foi uma caminhada de muita luta, muito suor. Quero agradecer a todos e a todas capixabas, pelo apoio nesta campanha e reiterar que meu compromisso para com o Espírito Santo é de um Estado cada vez mais democrático, participativo e inclusivo. Um Estado em que o desenvolvimento social e econômico caminhem de forma sustentável e intensa e que emprego, saúde, educação e segurança sejam voltados para todos e não apenas parcelas da população", ressaltou a candidata.

Já o candidato Carlos Manato registrou seus votos no colégio Darwin, em Jardim da Penha, Vitória, por volta das 13h30. Ele foi ao local acompanhado da esposa, Soraya Manato. 

O candidato chegou ao colégio por volta de 11h30 e atendeu à imprensa antes de entrar para votar. Manato esperou na fila por cerca de uma hora e meia, antes de registrar seus votos.

Em entrevista à imprensa, Manato afirmou estar confiante de levar a disputa para o segundo turno. "Eu comecei com 3,4%, disputando com uma senadora que já está com quatro mandatos e tem outros sete como deputada federal. É uma adversária de respeito. E nós a passamos acima da margem de erro. Essa é uma evolução crescente. Essa onda está crescendo muito, desde o debate de terça-feira. Eu acredito que haja surpresas hoje", afirmou.


Pontos moeda