Política

Protesto e sessão interrompida em Colatina: população reivindica aumento de 70% no salário de vereadores

Além do aumento salarial, a criação de um décimo terceiro salário estava na pauta os parlamentares

Foto: Radio Difusora Colatina FM

Moradores de Colatina protestaram em frente à Câmara de Vereadores no inicio da noite de segunda-feira (25), depois que os parlamentares da região resolveram aumentar o próprio salário em 70%. 

O protesto teve inicio minutos antes do início da sessão. Assim que os vereadores começaram os trabalhos, os moradores do local entraram na sede do Legislativo, que fica no Centro da cidade. Devido ao barulho dos manifestantes, a sessão precisou ser interrompida. 

Com o aumento, o salário de um vereador em Colatina será de R$ 7 mil e o salário do prefeito passará para R$ 12 mil. 

Foto: Leitor/whatsapp

Além do aumento salarial, a criação de um décimo terceiro salário também estava na pauta dos parlamentares. Mas, por ser um assunto polêmico, não houve uma discussão preliminar no plenário da Casa de Leis. O aumento beneficiou também os secretários do município.

Entenda o caso

Os vereadores reduziram o número de assessores. Para cada parlamentar houve a redução de duas assessorias. Devido a redução dos assessores, os vereadores alegam uma diminuição nos gastos da Câmara. Serão 30 assessores a menos.

As mudanças ocorrerão somente em 2021, na próxima legislatura. O salário do vereador de Colatina não tinha um reajuste há aproximadamente 20 anos.

Os vereadores Charles Luppi e Audreya, votaram contra o aumento de salário e a criação do 13º para vereadores, prefeito e vice.

O Presidente da Câmara Municipal Eliésio Bolzani não votou por determinação do regimento e o vereador Renann Bragatto não estava no plenário. Agora o aumento poderá ser ou não vetado pelo Prefeito de Colatina Sergio Meneguelli. Se a opção for vetar, a Câmara de Vereadores poderá derrubar o veto. 


Pontos moeda