Política

Próxima semana será decisiva para vereador de Guarapari

O relatório final da Comissão Processante instaurada para investigar Dito Xaréu será entregue e colocado em pauta na próxima semana

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução

Na próxima segunda-feira (11) Marcos Grijó (PDT), relator da Comissão Processante – CP – da Câmara Municipal de Guarapari que investiga o vereador Dito Xaréu (SD) por possível quebra de decoro parlamentar, entregará o relatório final da CP que seguirá para votação na sessão seguinte. Áudios vazados na mídia, supostamente atribuídos ao parlamentar e empresários locais, mostram conversas, negociações de valores e pedidos de propinas para a aprovação de um projeto.

De acordo com Grijó, após a abertura da CP foi feito um calendário de oitivas para as pessoas que foram citadas nos áudios e um período para ouvir as defesas. “Nesse tempo, alguns encaminhamentos foram feitos, como um laudo para a Polícia Civil solicitando a perícia dos áudios, que ainda não saiu”.

Foram 150 dias de tramitação na Comissão Processante e agora ela está na fase do relatório final. Grijó tem 10 dias para entregar o parecer. “Recebi os relatórios no dia 01 de novembro e entregarei o final no dia 11. Acompanhei todas as sessões, ouvi todos os depoimentos e defesas. Por isso tenho tranquilidade e segurança jurídica para emitir meu parecer final”, falou o relator.

Sobre as questões colocadas em pautas terem sido respondidas, o parlamentar disse que a maioria foi, mas que as maiores dúvidas eram: qual o posicionamento do parlamentar com a sociedade para tramitação de um projeto na Casa de Leis? “Ficou claro que houve uma movimentação muito brusca para a aprovação desse projeto, mas não posso prever o relatório. Ainda tenho que filtrar os depoimentos para o parecer final. Temos noção do que aconteceu e estamos nos cercando de todos os instrumentos jurídicos”, explicou.

Foto: Arquivo Folha Online
Relator da CP, Marcos Grijó. 

Após a entrega do relatório final, o mesmo vai para a aprovação ou não da CP, que alé do relator Marcos Grijó, também é composta pela vereadora Fernanda Mazelli (PSD), presidente, e pelo membro Wendel Lima (PTB). Independente da aprovação do relatório na Comissão, ele segue para a sessão próxima e será colocado em pauta automaticamente para votação sobre a cassação ou não do vereador Dito Xaréu.

Procuramos Dito Xaréu e questionamos a respeito da expectativa do resultado: Está confiante? Acha que tudo foi feito de forma correta? Conseguiu se defender? Mas até o fechamento desta matéria não tivemos resposta.

Pontos moeda