1- Condromalácia ou condropatia é a lesão, ou alteração da cartilagem entre a patela (osso do joelho ou rótula) e fêmur (osso da coxa);
2- Síndrome ou dor patelofemoral é quadro álgico anterior do joelho, na frente.
3- Condromalácia não causa dor, pois cartilagem é um tecido sem nervos.
4- Na dor anterior do joelho várias outras causas de dor podem ser observadas, como tendinopatia, bursites e dores referidas, como a síndrome dolorosa miofascial entre outras.
5- Exame de ressonância não será o norteador da causa de dor, vai ajudar muito em mostrar as lesões presentes para o médico programar o tratamento a médio e longo prazo pensando na longevidade saudável desse joelho.
6- Muitas das causas de dores nos joelhos decorrem de musculatura da coxa e quadril fracos ou sem condicionamento que levam a maior exigência e alterações na articulação do joelho.
7 – Esses desequilíbrios musculares além de serem causa das dores serão responsável pela propensão na lesão articular, a condromalácia.
8- Tratamento de recondicionamento e fortalecimento muscular são os pilares para tratamento da dor e disfunção nos joelhos e de nada adiantará a médio prazo, injeções, infiltrações, medicamentos e mesmo cirurgia se seus músculos estão debilitados.
9- Existem alguns medicamentos que podem amenizar ou até evitar progressão das lesões cartilagens e devem ser avaliados seu uso.
10- Meios físicos como eletromagnetoterapia de alta potência tem se mostrado promissor na melhora da dor e potencial em formação de cartilagem.