Um recente estudo sobre os aditivos acrescentados aos alimentos industrializados traz um resultado preocupante. A pesquisa ainda reacende, de maneira preocupante, o velho dito popular que afirma que somos o que comemos.
De acordo com o estudo, os aditivos alimentares afetam aspectos na saúde e, até mesmo, na personalidade. A pesquisa, realizada com ratos, ainda sugere que estes produtos podem ter um efeito direto com a ansiedade.
O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Georgia State, nos Estados Unidos. Ao acrescentar um produto emulsificante na água dos roedores, eles observaram que houve alterações concretas no comportamento dos animais. Este produto é utilizado em biscoitos, bolos e margarinas para melhorar a textura e a conservação dos alimentos.
Após 12 semanas, os animais machos apresentaram reações similares à ansiedade humana. As fêmeas, por sua vez, reduziram sensivelmente suas interações sociais.
O estudo ainda dá continuidade a uma outra pesquisa anterior, que percebia uma inflamação no intestino dos roedores ao consumirem os aditivos e que esta inflamação se estendia ao sistema nervoso, em uma conexão entre os dois pontos do corpo conhecida como “eixo cérebro-intestino”. Isso alteraria justamente o comportamento a partir da alimentação. O próximo passo é aprofundar o efeito do consumo destes aditivos em humanos.