Baratela: o melhor remédio para sua farmácia
A Baratela Distribuidora é pioneira em distribuição de medicamentos e itens de perfumaria no Espírito Santo. Foi fundada há quase 30 anos pelo atual diretor-presidente, Irineu Baratela. A empresa é genuinamente capixaba e fornece para empresas capixabas medicamentos de marcas, similares e genéricos, sendo responsável por 20% do mercado em seu segmento.
“Temos parceria com as grandes redes de associativismo, redes de farmácias e farmácias independentes, respeitando a individualidade e o modelo comercial de cada um. Nossa equipe de vendas conta com atendimento por meio dos nossos 50 RCAs, 15 televendas, pedido eletrônico e operação logística direto com a indústria e farmácias. São mais de 120 colaboradores atuando direta e indiretamente nos seis galpões de armazenamento da empresa em Vila Velha, totalizando mais de 6 mil metros quadrados construídos”, ressalta o diretor comercial da Baratela, Jadelson Marvilla.
De acordo com ele, um grande diferencial da empresa para os clientes são as duas entregas diárias, uma na Grande Vitoria e uma diária no interior do estado, além da oferta do melhor mix de produtos, segurança e personalização do atendimento. “A Baratela cobre 100% do estado do Espirito Santo, com uma carteira de mais de 5 mil clientes. Representamos 150 indústrias e contamos com um portfólio com mais de 7.500 itens”, revela Jadelson.
Em decorrência da pandemia de coronavírus, a empresa está passando por transformações para atender as mudanças que foram impostas pelo novo cenário. Houve, por exemplo, um grande crescimento pontual de alguns itens de medicamentos e acessórios para prevenção e tratamento da Covid-19 e muitas faltas e rupturas no mercado farmacêutico desses itens, assim com uma grande oportunidade para novos entrantes.
Por isso, a Baratela está aumentando seus itens de suplementação e vitaminas, mudando o mix de produtos e o atendimento dos representantes e televendas e apostando no e-commerce, com crescimento nas operações logísticas direto da indústria. “Temos que estar preparados para nosso plano de ação, convertendo nosso planejamento para pequeno e médio prazos. O que era bom ontem não serve para hoje e amanhã teremos novos desafios”, reforça o diretor.
O ano de 2021, apesar de desafiador, é de expansão para a empresa, que já está projetando atender estados vizinhos e contratando mais colaboradores para sua equipe interna e externa de vendas. E para fidelizar os clientes num mercado tão mutante e competitivo, a Baratela oferece treinamento para proprietários, gerentes e funcionários de farmácias e promove com elas o projeto Pentágono da Inteligência, no qual desenvolve a inteligência emocional da liderança da empresa e seus colaboradores, buscando um melhor envolvimento de toda equipe. Além disso, pela parceria, o cliente ganha um cartão que dá acesso a treinamentos e uma MBA em Gestão de Farmácias. São ações propostas para ir além da disputa de preço, mas sim gerar valor adiciona, para todos.