Com expansão, Hospital Unimed Vitória reunirá todos os recursos próprios em um só lugar
Expansão, para criação de Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias), é o principal projeto da Unimed Vitória para seu hospital, que já realiza cerca de 20 mil atendimentos por mês.
Há 20 anos, o Hospital Unimed Vitória é referência em saúde no Espírito Santo. Só no primeiro semestre de 2023, por exemplo, foram mais de 140 mil atendimentos realizados. Por mês, a média de atendimentos no HU chega a quase 20 mil. A meta é ampliar o número de pacientes atendidos a cada ano e oferecer uma qualidade assistencial cada vez maior, a partir de investimentos em inovação, tecnologia e humanização dos serviços.
O hospital atende atualmente diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, ortopedia, oncologia, neurologia, cardiologia, ginecologia, gastroenterologia e urologia. Possui o selo de UTI Top Performer, de acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, e certificação de nível 3 (máximo) da Organização Nacional de Acreditação (ONA), além da certificação da norma ISO 9001/2000.
A expansão do Hospital Unimed é o principal projeto da Unimed Vitória O objetivo é reunir todos os recursos próprios da cooperativa em um só lugar. São eles: Centro de Especialidades, Unimed Diagnóstico, Maternidade Unimed, Unimed Oncologia, Pronto Atendimentos, Viver Bem, Atenção Domiciliar, SOS Emergências Médicas e Unimed Coração. Ao centralizar esses serviços, a Unimed Vitória dará origem ao Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias) da Unimed Vitória.
“A premiação na categoria Hospital Privado é o resultado de muito trabalho e muito envolvimento da parte de cooperados e de colaboradores para oferecer o que há de melhor na área de assistência de saúde. O HU, assim como a cooperativa como um todo, possui excelentes médicos capacitados em diversas especialidades. Procuramos garantir que as instalações, os procedimentos, os equipamentos estejam à altura desse corpo clínico. Um outro aspecto fundamental é a humanização do atendimento. Os profissionais que trabalham na unidade entendem que é preciso enxergar as pessoas e acolhê-las da melhor forma, já que, muitas vezes, quando necessitam de cuidados, elas estão fragilizadas. Para que tudo isso aconteça, também é preciso atuar em várias frentes de forma alinhada, buscando inovar e melhorar processos para facilitar a vida dos usuários e incorporar novas tecnologias que nos permitam oferecer um atendimento de ponta”, acredita a diretora de Recursos Próprios, Adriana Botti.
Inovação em saúde
A Unimed Vitória busca ser uma instituição de liderança quando se fala em vanguarda da medicina de alta complexidade. Para isso, investe em inovação. Um dos exemplos de destaque é o projeto “Vocacionar HU para Alta Complexidade”, desenvolvido nas áreas de Neurologia e Ortopedia do Hospital Unimed com o objetivo de torná-las mais eficientes e capazes de absorver atendimentos de alta complexidade. O projeto é uma mostra do comprometimento contínuo da Unimed Vitória com a excelência em saúde e inovação.
Também é no hospital que está em curso o projeto piloto de um sistema de monitoramento de assepsia capaz de auxiliar no combate à infecção cruzada, que é considerada um dos principais desafios das instituições de saúde. O objetivo é usar tecnologias como IoT, sensores e vestíveis para controlar de forma individualizada e automática o processo de assepsia das mãos, fazendo com que cada colaborador do hospital seja monitorado a cada novo atendimento de pacientes. O projeto é fruto de uma parceria entre a cooperativa e o Instituto Senai de Tecnologia, por meio do Inovacoop – OCB/SESCOOP.
“Os pilares para um serviço de assistência de saúde são a expertise profissional e a humanização do atendimento. É dessa forma que conseguimos promover o cuidado de forma individualizada, atendendo às necessidades físicas e emocionais de cada paciente que chega até nós. Nas nossas unidades próprias, cooperados e colaboradores são treinados para seguir a metodologia do nosso jeito de cuidar. Junto a isso, há uma busca permanente por aprimorar processos, incorporar novas tecnologias e otimizar cada etapa do atendimento. É, de fato, uma busca contínua pela excelência”, atesta Adriana.