Unimed Vitória: 43 anos unindo o cooperativismo ao seu jeito de cuidar
A cooperativa de saúde é comprometida em dar sua contribuição para o bem-estar social das regiões em que atua.
Já são mais de quatro décadas de cuidados com a saúde do capixaba. Dia 27 de agosto a Unimed Vitória faz 43 anos. E com toda essa experiência, a marca alcançou muito mais que maturidade, mas confiança de seus beneficiários. Com um nome forte solidificado pelo respeito ao cliente, qualidade de atendimento e um corpo clínico reconhecidamente competente, a cooperativa segue sua trajetória de olho na inovação, nos avanços tecnológicos e sempre interessada em contribuir para o bem-estar da sociedade.
Como uma cooperativa de saúde, a Unimed Vitória segue os preceitos cooperativistas e é comprometida em dar sua contribuição para o bem-estar social das áreas em que atua. “Acreditamos que, ao oferecer benefícios coletivos, contribuímos para o todo e propagamos benfeitorias para uma grande parcela da população. O cooperativismo se baseia em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade”, ressalta o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.
Na área da saúde, essas características se potencializaram durante a pandemia, com ações sociais impulsionadas por colaboradores voluntários de cooperativas, que geraram grande volume de doações de alimentos, agasalhos e artigos de primeira necessidade para uma população carente de ajuda. A cooperativa de saúde Unimed Vitória, por exemplo, se mobilizou para apoiar o poder público na vacinação contra a Covid-19.
“O voluntariado é um trabalho louvável, que merece nosso apoio e reconhecimento. E na mesma linha de valores está o cooperativismo, um movimento econômico e social, por definição, que traz impregnado em sua essência o desenvolvimento sustentável da sociedade”, reforça Ronchi.
Vocação social
Milhares de doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas com a ajuda de colaboradores voluntários de cooperativas. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais administrativos ofereceram seu trabalho para ajudar atender toda a população com ainda mais velocidade. O interesse pela comunidade é um dos sete princípios do cooperativismo. As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas por meio de políticas aprovadas pelos membros. O objetivo é implantar projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.
Cooperativas têm uma vocação natural para a responsabilidade social. Projetos internos, externos e parcerias são realizados continuamente para promover o bem-estar socioambiental das comunidades localizadas no entorno das instituições.
A Unimed Vitória, por meio do Instituto Unimed Vitória, promove o comportamento saudável na sociedade pelo incentivo à cultura, desenvolvimento social, educação, esporte e meio ambiente. Os projetos encampados pelo instituto têm ajudado a mudar a vida de crianças, adolescentes e adultos, dando acesso a cuidados médicos, odontológicos e variados espetáculos culturais.
Inovação e tecnologia para seguir na liderança
A Unimed Vitória segue líder de mercado em seu segmento. A cooperativa é referência entre as Unimeds do país e conta com mais de 2.500 médicos cooperados, 2.700 colaboradores e quase 380 mil beneficiários nos 19 municípios de atuação no Espírito Santo.
“Sabemos que para ser líder de mercado em nosso segmento é preciso estar em constante transformação. Dentro e fora da cooperativa, as dinâmicas mudam e estão em atualização constante. Estamos sempre conectados às tendências da saúde, às novidades tecnológicas e soluções que contribuem para melhorias nos serviços prestados aos beneficiários. O cliente conhece e confia na marca”, salienta o diretor-presidente.
A cada ano, o Hospital Unimed (HU) reafirma sua vocação para casos de alta complexidade. Conhecido pela excelência no protocolo de atendimento para eventos de acidente vascular cerebral (AVC), o HU é referência em hemodinâmica e possui o mais moderno equipamento dessa modalidade no país. Seu programa de ortopedia também é destaque por adotar o critério conhecido como vaga zero, um recurso que garante acesso imediato para pacientes que chegam para atendimentos de emergência.
“A alta qualidade de nosso corpo clínico nos dá a confiança para oferecer sempre o melhor atendimento. Estamos conectados aos mais recentes avanços científicos e tecnológicos e investimos constantemente em estrutura e equipamentos para que o Hospital Unimed esteja preparado para disponibilizar as melhores opções de tratamento para os pacientes.”
Na cooperativa, a inovação também é coisa séria. “Temos ampliado o programa de inovação da Unimed Vitória, o Pulsar. Dedicado a potencializar a inovação na cooperativa por meio de parcerias para acelerar e desenvolver novos projetos, o Pulsar quer ainda disseminar a cultura de inovação dentro e fora de sua rede”, revela Fernando Ronchi.
Novas tecnologias, tendências de serviços, soluções que acelerem o atendimento e transformem a jornada do cliente de forma positiva: tudo isso contribui para que o segmento seja revigorado e mantenha-se atualizado. O olhar humanizado, a atenção com cada paciente e a sintonia com as mais recentes atualizações da medicina são alguns dos principais fundamentos da cooperativa e formam base sólida para a reputação e imagem diante da população do estado.