Saúde

Menopausa tardia aumenta risco de câncer de mama

Mulheres com menopausa após os 55 anos são mais propensas à doença

Foto: Divulgação

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mulheres que têm menopausa após os 55 anos de idade possuem maiores chances de desenvolver câncer de mama. A cada ano que ela demora a aparecer, o risco da doença aumenta em 6%. Um estudo realizado em 2015 pelas Universidades de Cambridge e Exeter, dos Estados Unidos, indicou que as mulheres que têm menopausa antes dos 40 anos são menos propensas a desenvolver esse tipo de câncer.

A oncologista capixaba, Dra. Carolina Conopca, da Medquimheo, explica porque isto acontece. “Mulheres que têm menopausa antes dos 40 anos estiveram menos expostas ao estrogênio, o que diminui as chances do câncer de mama. Isso acontece porque, quanto maior for a exposição estrogênica ao longo da vida, maiores são as chances de desenvolvimento da doença”, explica.

A especialista também chamou a atenção para a importância da mamografia com o avançar da idade. “A mamografia é o exame utilizado para detectar tumores na mama. Muitas mulheres evitam realizá-lo por medo ou vergonha, mas ele é de extrema importância para a saúde feminina e deve ser feito a partir dos 40 anos de idade”, alerta. 

Pontos moeda