Saúde

Mulher precisa amputar pés depois de contrair infecção causada por coletor menstrual

Sandrine não lembra quanto tempo passou com o coletor menstrual dentro do corpo

Foto: Divulgação

Sandrine Graneau, de 36 anos, precisou amputar os pés e parte dos dedos depois de contrair uma infecção causada por um coletor menstrual. De acordo com informações do jornal Le Parisien, a infecção se espalhou pelos rins, pulmões e fígado. 

Sandrine, que é enfermeira, sofreu uma síndrome do choque tóxico depois que bactérias Staphylococcus aureus – que existem naturalmente em mucosas do corpo, como a vagina – entraram na corrente sanguínea. As bactérias desse tipo não costumam provocar danos à saúde, mas, quando o sistema imunológico está comprometido ou há alguma ferida na região onde estão, pode acontecer de elas atingirem a corrente sanguínea e desencadearem o choque séptico.

Em abril do de 2019, Sandrine sentiu dores no estômago, que foram seguidas de uma queda forte de pressão. “A bactéria não é tão perigosa, mas os danos que ela causa aos órgãos, sim. A toxina se espalhou pelos meus rins, pulmões e fígado”, afirmou, em entrevista ao jornal francês.

Para controlar a septicemia, os médicos tiveram que amputar os pés e dedos de Sandrine. A síndrome é rara, mas geralmente há risco quando ela acontece. As células do corpo ficam inflamadas tentando combater o agente invasor e desencadeiam uma espécie de pane no corpo que pode levar à falência de órgãos.

Estudos recentes têm associado o uso de absorventes do tipo tampão com a síndrome do choque tóxico. A estimativa é que 3/4 dos casos de septicemia registrados em mulheres tenham acontecido entre as que usaram tampões. Os coletores menstruais também seriam perigosos por facilitarem a proliferação de bactérias dentro do corpo. 

Com informações do jornal Le Parisien!

Pontos moeda