Saúde

Quatro passos para diminuir a oleosidade da pele no verão

Cuidados na rotina garantem cútis mais sequinha nos dias mais quentes

Foto: Divulgação
Devido a maior produção de sebo, é preciso se atentar a higiene da pele.

O verão está chegando e as temperaturas mais altas podem causar algumas alterações na pele. Uma das queixas mais comuns dessa época é o brilho excessivo no rosto. 

"O calor estimula as glândulas sebáceas e intensifica a produção de sebo, que atua como uma proteção devido a maior exposição solar. Assim, a geração dessa oleosidade é uma forma de defesa do organismo, que funciona como uma barreira para proteger a pele da exposição aos raios solares, e também para preservar a hidratação, já que durante essa estação há um aumento de suor", explica Thaís Carvalho,

Pensando na saúde cutânea, a especialista indica cuidados rápidos que devem ser inseridos na rotina a fim de aproveitar os dias ensolarados sem preocupação. 

Não deixe de limpar o rosto: Devido a maior produção de sebo, é preciso se atentar a higiene da pele, pois o acúmulo de impurezas pode obstruir os poros e causar acne. "Vale ressaltar que a limpeza em excesso pode causar efeito contrário e aumentar a oleosidade. Dessa forma, realize duas limpezas ao dia e escolha produtos específicos para o seu tipo de pele", alerta.

Redobre a hidratação: A pele ressecada estimula a produção das glândulas sebáceas, por isso é importante manter a hidratação. "Escolha hidratantes livres de óleo e com textura leve, como sérum ou gel. Uma dica é deixar a hidratação para fazer durante a noite, porque a pele está descansando das agressões sofridas pelos raios solares".

Intensifique a proteção Solar: A exposição aos raios ultravioletas sem proteção pode causam manchas, câncer de pele, além de deixar a pele mais ressecada. Para evitar esses problemas, use filtro solar especifico para pele oleosa, pois o produto possui ação antiumidade e ajuda a controlar a o brilho em excesso.

Diminua o uso de maquiagem: Usar muita maquiagem e não fazer a remoção correta obstrui os poros e provoca aumento de oleosidade. "Durante o verão, opte por produtos mais leves e priorize o protetor solar com cor, que além de proteger a pele e cobre manchas e imperfeições", finaliza.

Pontos moeda