Saúde

Uso de óculos de sol pode evitar catarata; entenda!

Proteger os olhos dos raios solares é uma das formas de prevenir lesões na córnea e retina

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Óculos de sol não é apenas um acessório! De acordo com o oftalmologista do Hospital de Olhos de Vitória, Renato Vieira Gomes, o uso do óculos é importante para a saúde ocular, desde que utilizado da forma correta. O recomendado são os que possuem proteção de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B.

Aqueles que protegem contra os efeitos cumulativos das radiações são fundamentais, principalmente, nos dias de maior exposição a radiação solar, pois os olhos podem sofrer lesões na córnea e na retina, além de outras alterações como a catarata e o pterígio, que é um crescimento benigno de tecido na córnea do olho.

"A proteção solar nos óculos deve ser atestada e adequada para bloquear os efeitos nocivos da radiação solar. Utilizar óculos sem essa proteção é pior do que ficar sem eles, pois por terem lentes escuras, eles bloqueiam a luz solar, mas não a radiação UV emitida. Como as lentes desses óculos não certificados também são escuras, elas promovem a dilatação da pupila, que faz com que o interior do olho fique mais exposto, podendo danificar estruturas a córnea, o cristalino e a retina", alertou o médico.

O médico ainda lembra que estamos expostos a radiação em dias nublados, por isso, é importante se proteger. 

Além dos óculos escuros, existem no mercado outras lentes indicadas para a proteção contra os raios ultravioletas. "Outra boa opção são os óculos de grau com tratamento fotossensível ou fotocromático. Elas têm a capacidade de se adaptarem a radiação a qual está sendo exposta. Em ambientes com maior radiação solar se tornam mais escuras e, em ambientes com menos radiação se tornam mais claras", comentou. 

"É preciso responsabilidade na hora de escolher um óculos escuro, não é só o modelo que deve ser levado em conta, o principal é escolher um óculos com qualidade e certificação, só assim de fato teremos a segurança de estar protegendo os nossos olhos e garantindo saúde ocular", alertou o médico. 

Pontos moeda