VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Saúde

Espírito Santo vai doar ao Amazonas 5% do próximo lote de vacinas contra a covid-19

A medida, que também será seguida pelos demais estados brasileiros, foi acordada durante uma reunião do Fórum dos Governadores

Foto: Divulgação

O Espírito Santo vai doar para o Amazonas 5% do próximo lote de vacinas contra a covid-19 que receber do governo federal. A medida, que também será seguida pelos demais estados brasileiros, foi acordada durante uma reunião do Fórum dos Governadores. Entretanto, o governo do Estado ainda não sabe quantas doses do imunizante receberá do Ministério da Saúde, nem quando a nova remessa chegará. 

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a quantidade de doses das vacinas da Índia que será enviada ao Espírito Santo. Ainda segundo a Sesa, os grupos prioritários que receberão este imunizante ainda serão definidos.

Nesta sexta-feira (22), chegaram ao Brasil 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, produzidas na Índia. A previsão do Ministério da Saúde é de que as doses comecem a ser distribuídas aos estados na tarde deste sábado (23).

Além disso, também nesta sexta-feira a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o novo pedido de uso emergencial feito pelo Instituto Butantan de 4,8 milhões de doses da CoronaVac. Dessa forma, estão liberadas para distribuição todas as doses da vacina envasadas pelo Butantan, que atualmente conta com cerca de 5 milhões de imunizantes prontos.

Acordo

A proposta para que os estados doem ao Amazonas 5% do lote que receberem do Ministério da Saúde foi apresentada na quinta-feira (21) pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Segundo ele, além de "uma questão humanitária", a ação é "estratégica" para evitar a transmissão para outras localidades do País.

Em um vídeo publicado no Instagram, nesta sexta-feira, Dias comenta que a situação no Amazonas "é muito mais grave do que antes", em referência à semana passada, e aponta que o vírus já marca forte presença "na divisa com o Estado do Pará".

A proposta do governador é que, "na distribuição do novo lote de 6 milhões de doses, que a gente possa tirar uma fatia maior, algo como 5%, cerca de 300 mil vacinas, para viabilizar a vacinação em Manaus e nesses municípios mais afetados, inclusive da divisa com os Estados".

Para Dias, ao controlar a situação em Manaus, "estamos controlando também no Brasil". Ainda no Twitter, o governador reforçou: "torço para que a proposta seja implementada".

O recebimento de imunizantes extras pelo Amazonas foi proposto diante do colapso de saúde e da falta de oxigênio registrados na capital amazonense desde a última semana e que vem se espalhando pelos demais municípios. Segundo o governador do Piauí, a ação foi aprovada por parte dos governadores e apoiada pelo Ministério da Saúde.

Ainda nesta sexta-feira, o Brasil deve receber 2 milhões de doses do imunizante da Oxford/Astrazeneca vindas da Índia.

Com informações do Estadão Conteúdo

Pontos moeda