Saúde

Estética e aromaterapia associadas tratam problemas e potencializam resultados

Alguns óleos podem melhorar a circulação sanguínea, combatendo a celulite, e outros tem propriedades diuréticas, que evitam a retenção de líquidos

Foto: Pixabay

As terapias alternativas estão em alta. Cada vez mais o valor destas terapias é reconhecido por quem já experimentou os benefícios. Este fato vai de encontro com o momento atual, no qual pessoas passaram a valorizar mais o natural, o saudável, e a aromaterapia tem sido cada vez mais buscada. Nesse tipo de terapia utiliza-se óleos essenciais naturais para auxiliar no tratamento de indisposições físicas e psicológicas por meio do olfato.

De acordo com a fisioterapeuta dermato funcional Luciana Turino, quando o tratamento estético é associado a um tratamento com os óleos essenciais corretos, os resultados são potencializados, pois a aromaterapia têm o poder de maximizar resultados, atenuar males e proporcionar momentos de bem-estar e relaxamento.

“Os tratamentos corporais ficam ainda mais interessantes associados aos óleos essenciais desintoxicantes, que ativam a circulação e reduzem os estresse, como por exemplo o de laranja azeda, de cravo e o de copaíba. Já na estética facial, o melaleuca é indicado para tratar espinhas, manchas e também ajuda a regular a oleosidade. Os resultados são potencializados, pois além de promover a melhora estética, ele também traz resultados positivos quando o assunto é o psicológico, o bem estar”, disse.
“Alguns óleos melhoram a circulação sanguínea, ajudando a combater a celulite, outros tem propriedades diuréticas, evitando a retenção de líquidos, desintoxicando o corpo e melhorando o sistema linfático”, disse.

A professora, Jane Rodrigues disse que começou a fazer massagem relaxante por conta do stress que sofreu com as aulas online. “Eu não tinha muita habilidade com o computador e me vi tendo que preparar aulas, utilizar ferramentas, dar aula e tudo isso me deixou muito tensa, estressada mesmo, e então procurei por uma massagem relaxante, e foi quando experimentei essa associação de massagem com aromaterapia, e me fez muito bem, os benefícios são notados já na primeira sessão. Adotei os óleos essenciais para a minha vida e tem me feito muito bem”, disse.

Os benefícios dessa terapia ainda podem ser estendidos para serem incluídos no dia a dia, por exemplo, ser utilizada por meio de difusores de ambientes, inalação, no banho, em cremes e pomadas, tudo vai depender do que se deseja tratar, pois existem óleos para os mais variados problemas, eles podem ter poder calmante, relaxante, de aguçar a criatividade, mas também ajudam a tratar problemas de saúde mais pontuais como as alergias, sinusites, gastrites e muitos outros.

Luciana disse que a variedade de aromas é enorme e cada uma tem a sua função. Na hora de escolher qual usar é necessário saber qual parte do organismo a pessoa deseja estimular. Por exemplo, o óleo que vai tratar a ansiedade é diferente do óleo que vai promover a disposição e a criatividade. Antes de usar vale pesquisar ou até mesmo procurar um especialista no tema.

Conheça os óleos mais utilizados:

Lavanda

O óleo essencial de lavanda tem um efeito extremamente tranquilizante, perfeito para acalmar os nervos e aliviar a tensão. Muito utilizado para tratar depressão, ataques de pânico, dores de cabeça, enxaquecas e insónias. Também é benéfico e pode ser associado ao tratamentos de vários problemas de saúde, como a bronquite, asma, constipação, infecções da garganta e tosse.

Alecrim

O óleo essencial de alecrim é um aliado precioso no combate à obesidade e celulite, muito utilizado associado aos tratamentos estéticos para este fim. Também tem efeitos positivos no cérebro e sistema nervoso, auxiliando na melhora da memória, alivia as dores de cabeça, enxaquecas, fadiga mental e exaustão nervosa.

Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é um óleo essencial obtido a partir das folhas da árvore australiana Melaleuca artenifolia (conhecida como tea tree ou árvore do chá), Ele é muito utilizado para tratar acne, caspa, acalmar a pele após a depilação, eliminar mau hálito e odores corporais.

Óleo de Laranja

Este óleo é considerado um descongestionante linfático, é excelente para ser usado durante a drenagem linfática, diluído em óleo vegetal de abacate. Tem ação hipotérmica, combatendo a febre. Fortalece os cabelos quebradiços. Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas. 
Pontos moeda