Saúde

ES já tem 4 mortes e 9 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em duas semanas de 2022

Os casos mais severos, provocados pelo vírus influenza foram registrados esse ano no Estado. A influenza A (subtipo H3N2) é predominante, segundo análises do Lacen

Foto: Diego Simao

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus Influenza já provocou a morte de 4 pessoas só nas duas primeiras semanas deste ano no Espírito Santo. No total, 9 casos da doença foram registrados.

Entre as pessoas mortas, uma vítima tem de 50 a 59 anos, duas são da faixa etária de 70 a 79, e uma tem entre 80 e 89 nos de idade.

A maioria das mortes foram registradas no interior do Espírito Santo: 01 em Aracruz, 01 em Cachoeiro de Itapemirim e 01 em Rio Bananal. A quarta morte ocorreu em Cariacica.

A Influenza A, subtipo H3N2, tem predominado entre as amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, das 2.227 amostras, 1.158 foram confirmadas até a Semana Epidemiológica 02. Isso representa uma positividade de 51,99%.

Além disso, na última semana a Sesa recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a confirmaçãdo da presença da Influenza Darwin/H3N2 circulando em território capixaba.

Número de casos registrados em 2021

Ao longo de todo o ano passado, das 17.859 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas, 840 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 4,7% do material analisado. Os dados são referentes as Semanas Epidemiológicas 01 e 52.

Dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) registraram ainda 132 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, e 27 mortes. 

LEIA TAMBÉM:

>> ES terá teste rápido gratuito para gripe a partir de fevereiro

>> Crianças com sintomas gripais precisam fazer teste de covid-19

Pontos moeda