Saúde

Conheça cinco benefícios dos adoçantes para a saúde

Nutricionista aconselha utilizar adoçantes não calóricos

Foto: Divulgação
Sabor do adoçante é capaz de imitar o açúcar sem prejudicar a saúde. 

Adoçantes não calóricos são uma ótima ferramenta para reduzir a ingestão calórica e preservar o sabor doce de alimentos e bebidas. No entanto, ainda há dúvidas sobre o impacto que podem ter no corpo; particularmente em níveis de glicose para pessoas com diabetes.

"Não há evidências científicas para provar que os adoçantes não calóricos são prejudiciais à saúde, inclusive no Brasil. Para que a venda e o consumo de adoçantes sejam liberados, é necessário fazer testes que confirmem a segurança de seu uso pelo ser humano e estes devem ser aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", enfatiza Iara Pasqua, nutricionista e consultora da Salud en Corto.

Confira 5 benefícios do uso de adoçantes para a saúde:

1. Sabor doce

Adoçantes artificiais são capazes de capturar a doçura do açúcar sem adicionar qualquer açúcar real a ele.

2. Controle de calorias

Para aqueles que estão tentando controlar seu consumo de calorias, substituindo o açúcar por adoçantes não calóricos pode ser útil. Para as pessoas que estão tentando controlar seu peso, o consumo de adoçantes não calóricos também é recomendado como suplemento, que deve ser complementado com um plano integral de refeições e exercícios balanceados.

3. Contribui para a saúde bucal

Os adoçantes ajudam a reduzir a ingestão de açúcar e, ao contrário do açúcar comum, a sacarose não promove o crescimento de bactérias que causam cáries.

4. Controle do Diabetes

Os adoçantes não calóricos não são carboidratos. Assim, ao contrário do açúcar, os adoçantes geralmente não elevam os níveis de açúcar no sangue. Sempre consulte seu médico ou nutricionista antes de usar qualquer substituto do açúcar.

5. Manutenção da saúde

Adoçantes também podem desempenhar um papel importante na promoção da saúde em geral. Além de auxiliar no processo de redução da ingestão calórica e ser uma maneira das pessoas com diabetes evitarem aumentos de glicose no sangue, esses produtos devem ser usados não apenas para uma substituição temporária do consumo de açúcar, mas também para promover mudanças no estilo de vida.

Pontos moeda