Estilo de vida: saiba como fazer o jejum intermitente, o que comer e por quanto tempo?
Água, café puro e chá sem açúcar são os únicos alimentos que podem ser ingeridos durante o período em que a pessoa está de jejum
Na última terça-feira (5), o Facebook do Folha Vitória transmitiu uma live sobre o jejum intermitente. As dúvidas dos internautas a respeito da "dieta" foram diversas, mostrando que há muita gente interessada pelo estilo de vida, mas sem orientação para praticá-lo.
Yoshinori Ohsumi, é biologista celular e ganhador do Prêmio Nobel de Medicina de 2016, um dos apoiadores que desvendou os "segredos" do jejum intermitente. O biologista considera o estilo de vida como uma arma poderosa à favor da saúde. Além disso, o jejum intermitente também é considerado um forte aliado para quem quer emagrecer de forma rápida e eficaz.
A nutricionista, Estela Reginatto explica que o estilo de vida diminui o risco de câncer através da autofagia celular- as células promovem uma autolimpeza, onde elas digerem e removem proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas. Essas proteínas velhas podem levar ao surgimento de câncer quando acumuladas.
O jejum intermitente também diminui o risco em desenvolver diabetes tipo 2, resistência à insulina, inflamação e protege o coração porque reduz o colesterol LDL e os triglicérides.
Assista a live e saiba tudo sobre o jejum intermitente!
A nutricionista, Estela Reginatto preparou umas dicas para quem deseja iniciar o jejum intermitente.
A especialista explica que é importante começar no jantar: Realizar o jantar contendo gorduras do bem (azeite de oliva) e carnes brancas (frango ou peixe) e verduras cruas e cozidas.
Homens: Realizar de 14 a 16 horas de jejum até duas vezes na semana (de 3 dias em 3 dias)
Mulheres: Realizar de 12 a 14 horas de jejum até duas vezes na semana (de 3 dias em 3 dias)
Sugestão de horários para iniciar o jejum intermitente
Inicie o jejum às 20:00 horas e finalize o seu jejum no dia seguinte às 10 ou 12:00. É muito importante beber muito chá e água durante o período para evitar desidratação e dor de cabeça. Volte a alimentar-se de acordo com a refeição de acordo com o horário que estiver finalizado o jejum.
O que ingerir no período de jejum
- Água, é muito importante o consumo para evitar a desidratação e a dor de cabeça;
- Café puro (sem exageros)
- Chá de Plantas secas. Sugestão: Camomila, Hortelã, Cavalinha.
Água com limão, água de coco ou sucos pode? Não. Apenas água com folhas de plantas, como os chás.
Receita para o preparo dos chás
Ferva 1 litro de água e após ferver, apague o fogo e acrescente 2 gramas da planta seca e tape por 20 minutos. Beba esta mistura em até 8 horas.
Quem não deve fazer o Jejum
O jejum intermitente é desaconselhado para gestantes e lactantes, idosos e crianças, diabéticos e pessoas em uso de medicamentos controlados. "O grupo de crianças e gestantes não é indicado pois estão em uma fase de “construção” do organismo e limitar o tempo de ingestão de alimentos pode trazer sérias consequências ao organismo. Já os idosos ou pessoas em uso de medicamentos controlados precisam de acompanhamento de médico e nutricionista", finalizou Estela Reginatto.
Dúvidas comuns:
Tenho hipoglicemia, posso fazer o jejum? Sim!
Tenho hipotiroidismo, posso fazer jejum? Sim!
Depois de feito o jejum, posso comer o que quiser na parte da tarde? Não! Você deverá se alimentar com proteínas de alto valor biológico, verduras, legumes, carboidratos de baixa caloria, sucos de frutas vermelhas, omeletes, alimentos com gorduras, carboidratos e proteínas boas!
Quantos quilos posso eliminar com o Jejum? Até 10 kg em um mês.