Saúde

Saiba quais vitaminas são importantes para a saúde das grávidas

Muitas dessas vitaminas são encontramos na própria alimentação

Foto: Reprodução

As gravidinhas devem sempre ter uma atenção especial com a alimentação e as vitaminas são fundamentais para a saúde das grávidas e o desenvolvimento dos bebês. Muitas dessas vitaminas são encontramos na própria alimentação, porém em níveis insuficientes para o período da gestação.

Confira os quais são essas vitaminas que ajudam na saúde de mamães e bebês:

Ácido fólico

O ácido fólico é de extrema importância para o desenvolvimento nervoso central do feto, evitando malformações neurológicas. Podemos encontrá-lo em leguminosas (feijão e soja, por exemplo) e vegetais de coloração verde-escura.

Porém, com a demanda maior nesse período a suplementação é recomendada. O ideal é que a futura mamãe comece a tomar ácido fólico três meses antes de engravidar e continue até a 12ª semana da gestação.

Ferro

Ao longo da gestação a mulher tem um volume maior de plasma no sangue, favorecendo o aparecimento de anemias. O ferro ajuda a prevenir esse problema e ainda é responsável pela formação do sangue do próprio bebê.

Vale lembrar que a principal fonte de ferro são as carnes vermelhas. Ele também é encontrado nas leguminosas, mas em uma “composição diferenciada”, por isso não é plenamente aproveitado por nosso organismo. Uma boa dica para absorver melhor essa substância, quando vinda de outras fontes senão as carnes vermelhas, é associá-la ao consumo de vitamina C, junto com um copo de suco de laranja, por exemplo.

Mesmo assim, a partir da 14ª semana pode ser necessário que a gestante faça uma suplementação. Nos casos de vegetarianas, a intervenção tende a começar antecipadamente. “A grávida deixa de ingerir um terço do que precisa de ferro, oriento que ela continue tomando essa vitamina até o primeiro mês de amamentação”, explica a ginecologista obstetra Helaine Milanez, médica associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Vitamina D

A vitamina D ajuda na absorção do cálcio pelo organismo, sendo fundamental na formação óssea dos bebês. De forma geral, as pessoas não têm os níveis necessários dessa vitamina no organismo, uma vez que para adquiri-la é necessária a exposição da pele ao sol. Caso seja detectada carência de vitamina D, a suplementação é orientada, em especial na gravidez.

Ômega-3

Importante para o desenvolvimento cerebral e a visão do feto, o ômega-3 geralmente está presente nas composições de polivitamínicos. Nos alimentos, é encontrado em peixes oleosos (salmão e sardinha, por exemplo); além do óleo de soja.

FONTE: Bebê e Mamãe/ R7

Pontos moeda