Saúde

Vai viajar? Não se esqueça de checar o calendário de vacinação!

Veja a lista das vacinas que pessoas com idade entre 20 e 59 anos devem tomar

Foto: Divulgação

O Serviço de Vacinação da Unidade Campo Belo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz alerta sobre a importância de manter o calendário de vacinal atualizado e assim garantir uma viagem mais segura. Quem for passear deve ficar atento e, pelo menos 10 dias antes do embarque, deve atualizar a vacinação seguindo as recomendações do calendário nacional. 

Adultos e adolescentes a partir dos 14 anos conseguem realizar a imunização preconizada pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

O nefrologista Pedro Chocair explica que, em tempos de fake news, é importante ressaltar que as vacinas são seguras. "Toda vacina, antes de chegar ao paciente, é licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que realiza diversas fases de avaliação, desde o processo de desenvolvimento até a produção e fase final de aplicação. É importante entender que com a vacinação estamos garantindo que as pessoas tenham mais saúde", afirma o médico.

De acordo com o calendário nacional do Ministério da Saúde, a população com idade entre 20 e 59 anos deve tomar as seguintes vacinas, salvo contraindicações.

• Hepatite A e B

• Tríplice Viral

• Tríplice Bacteriana

• Pneumocócica

• Meningocócica

• HPV

• Febre Amarela

• Influenza (anual)

• Herpes-zóster (*voltada para pessoas acima de 50 anos)

Transplantados e pacientes imunodeprimidos

Pacientes imunodeprimidos ou com diagnóstico de câncer também devem ser vacinados, porém, com restrições em razão da imunidade comprometida. Os sites do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização oferecem informações adicionais.

De acordo com o infectologista Ivan França os pacientes em tratamento oncológico ficam com a imunidade reduzida e mais suscetíveis às doenças infecciosas, portanto, antes de iniciar tratamento devem consultar o seu médico.

Calendário Nacional de Vacinação

Adolescentes, gestantes e profissionais de saúde têm calendário vacinal específico, para saber quais fazem parte do calendário de cada grupo basta acessar o site do Ministério da Saúde. "É importante manter a carteira de vacinação sempre atualizada e não deixar para a última hora para se vacinar", reforça o Dr. Pedro Chocair.

Pontos moeda