Saúde

Número de casos da dengue segue em queda no Espírito Santo

Entre os dias 3 e 20 de janeiro deste ano foram 1.327 notificações da doença contra 12.118 neste mesmo período no ano passado

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (25) a Secretaria da Saúde (Sesa) divulgou o 7° boletim epidemiológico da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o informativo, o Espírito Santo tem registrado queda na quantidade de casos de dengue se comparado aos registros no ano de 2020. Entre os dias 3 e 20 de janeiro deste ano foram 1.327 notificações da doença contra 12.118 neste mesmo período no ano passado.

Mesmo com a queda no registro, os cuidados não devem ser reduzidos. De acordo com o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, o pico de casos em 2021 pode acontecer em uma época posterior aos meses que normalmente são registrados.

“No mês de janeiro nós passamos por um período de estiagem no Estado. Com isso, o número de casos das arboviroses tende a diminuir. Entretanto, com a chegada da chuva no mês de fevereiro, os casos podem voltar a subir, tendo em vista que temos condições favoráveis para o vetor. Temos que nos prevenir para diminuir a mortalidade por essas doenças”, explicou Laperriere.

Saiba como se prevenir:

 - Limpar o quintal e descartar o que não for utilizado;
 - Tirar água acumulada em vasos e pratos de plantas;
 - Virar de cabeça para baixo as garrafas que estejam vazias;
 - Proteger tonéis, depósitos, caixas d’água e qualquer recipiente que possa acumular água;
 - Manter quintais e áreas abertas sempre limpos;
 - Higienizar bordas de recipientes como vasilha de água e comida para animais.
Pontos moeda