Saúde

Câncer de boca: um dos tipos mais perigosos e negligenciados

Exame da cavidade oral é realizado pelo dentista e ajuda a prevenir e identificar lesões bucais

Foto: Divulgação
As lesões, quando externas do câncer de boca, aparecem na cor vermelha ou branca. 

O câncer de boca é dos tipos mais perigosos e que infelizmente tem sua prevenção comumente negligenciada, porque segundo os especialistas as pessoas não fazem consultas periódicas no consultório odontológico. Segundo o dentista especialista em periodontia Umberto Ramos, hábitos como a ingestão frequente de álcool e o fumo aumentam o risco de aparição dos tumores bucais.

A prevenção do câncer de boca é feita com a prática de hábitos saudáveis, e também com o exame da cavidade oral feita pelo profissional da odontologia, que pode ser realizado a cada seis meses nos exames de rotina, e que busca não só diagnosticar cáries e lesões gengivais, mas também qualquer lesão de aspecto vermelho ou branco, em especial com bordas irregulares, com o fim de detectar qualquer lesão cancerizável antes mesmo dela apresentar algum risco ao paciente. 

Uma dica para o dia-a-dia do paciente com sua higiene bucal é fazer o autoexame, em frente ao espelho buscando qualquer lesão vermelha ou branca, nodular ou não que esteja presente na cavidade oral por mais de uma semana. O cuidado ajuda a identificar sinais, que podem ser prejudiciais, mas não descarta a avaliação do dentista. 

O especialista, Umberto Ramos alerta:" Não deixe de buscar um profissional da área para fazer uma avaliação bucal. Vá ao dentista de seis em seis meses e faça a higienização bucal constantemente, logo após as refeições". 

Foto: Camilla Baptistin
Umberto Ramos, dentista especialista em periodontia. 

Saiba mais sobre o câncer de boca 

O câncer é uma doença que tem como característica o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. São mais de cem tipos, entre eles, está o de boca. Taxado como um dos mais perigosos, mas que infelizmente tem sua prevenção comumente negligenciada. Sobre o assunto, o dentista especialista em periodontia Umberto Ramos, faz alguns alertas:

Por que o câncer de boca é descoberto de forma tardia? A maioria das vezes pela falta do autoexame bucal. É importante estar sempre atento a lesões na boca que perduram por mais de 1 semana.

Quem identifica o câncer de boca? O tratamento é feito pelo dentista?
O profissional de odontologia é responsável pela identificação e, se sentindo apto, a biópsia da área para exame histopatológico. A partir do momento que é detectada um carcinoma ou uma lesão cancerizável o tratamento passa a ser médico. Muitas vezes é detectada uma lesão com “risco de cancerização” que, a depender da área, é removida por um cirurgião buco maxilo (especialidade odontológica) ou um cirurgião de cabeça e pescoço (especialidade da medicina).