Contaminação de HIV cresce 700% entre jovens
Contaminação do vírus em adolescentes capixabas aumentou mais de 10 vezes em números totais
Os jovens são os que mais registram crescimento de casos de detecção de HIV. Em apenas 10 anos, o aumento de contaminação pelo vírus foi de 700% entre o público de 15 a 24 anos, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico HIV Aids 2018, divulgado pelo Ministério da Saúde. Somente no Espírito Santo, o número de detecções cresceu de 77, em 2007, para 827, em 2018.
Especialistas alertam que para conscientizar os jovens, são necessárias campanhas que falem mais diretamente a este público. Algumas alternativas se destacam, como a distribuição de preservativos com abordagem lúdica e elucidativa, especialmente no período de Carnaval, incluindo também ações da iniciativa privada.
"Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador. O objetivo da ação é conscientizar os foliões e estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos.
Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova embalagem da camisinha distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão distribuídas pelo Ministério da Saúde 12 milhões de preservativos com a nova identidade visual durante os dias de Carnaval. O novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos.
Em Vitória, a rede de Drogarias Santa Lúcia também vai distribuir 20 mil preservativos nos principais blocos carnavalescos do Espírito Santo. Bonecos preservativos participarão das abordagens. “Nossa expectativa é tratar o tema com diversão e irreverência, que é a linguagem dos jovens, especialmente nesse período de Carnaval. E, dessa forma, queremos sensibilizar o público sobre a importância da proteção na hora da relação sexual. É um tema importante que precisa de uma abordagem descontraída”, diz Rossine Cosendey, da rede de farmácias.