Saúde

Câncer de próstata: homens preferem não conversar sobre o assunto

Medo e desconhecimento da doença são fatores que dificultam a prevenção da doença

Foto: Divulgação
Médico alerta que é necessário manter os exames e as consultas no urologista em dia.

O Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Este tipo de câncer é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Segundo o Ministérios da Saúde, cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados em estágio avançado. Neste cenário, o exame prostático periódico é fundamental, já que quando descoberto no estágio inicial, a doença tem maiores chances de cura.

Além disso, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Além da idade, outros fatores de risco são: histórico familiar, principalmente pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 55 anos; idade (é um tipo de câncer mais comum após os 50 anos); sobrepeso e obesidade.

A dúvida ainda é se é possível prevenir o surgimento do câncer de próstata. Para isso, o especialista em Uro-Oncologia Daher Chade conta que a causa exata do câncer de próstata ainda não é conhecida, portanto, não é possível impedir a maioria dos casos da doença. “Muitos fatores de risco como idade, raça e histórico familiar não podem ser controlados, mas, optar por um estilo de vida saudável pode reduzir os riscos da doença”, afirma o médico.