CORONAVÍRUS

Saúde

Coronavírus: pessoas que estão se recuperando de cirurgias devem ter cuidados redobrados

'Cuidados não só determinarão o resultado final, como também a preservação da saúde do paciente', diz especialista

Foto: Reprodução

A pandemia do novo coronavírus, Covid-19, alterou a rotina de muita gente e de diferentes setores do país. Instituições de saúde têm orientado que profissionais adiem procedimentos cirúrgicos para preservar a saúde dos pacientes. Para aqueles que operaram antes da quarentena e estão no período de recuperação, o cuidado deve ser redobrado. O cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Filipe Canal dá dicas para se recuperar de forma segura.

“Os cuidados pós-cirúrgico devem ser ainda mais intensos nesta ocasião. É sempre bom lembrar que isso é um fator preventivo de possíveis complicações, além de garantir um resultado mais satisfatório. Nesse momento esses cuidados não só determinarão o resultado final, como também a preservação da saúde do paciente para não ser contaminado pelo Covid-19”, destaca o cirurgião.

De acordo com Filipe, o corpo humano após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se resguardar. Além de todos os cuidados comuns, como uso de cintas, dependendo do local da cirurgia, repouso, alimentação balanceada e evitar movimentos bruscos, o cirurgião recomenda isolamento, e se precisar de ajuda, que apenas uma pessoa o faça. “O sistema imunológico fica abalado, por isso tão importante seguir as orientações. Vale ressaltar que não se deve receber visitas, ir à rua ou ter qualquer contato com pessoas de fora. Isso porque microrganismos, bactérias e vírus podem adentrar o ambiente, causando contágio na pessoa operada”, disse.

O médico também recomenda preservar a saúde mental. “Há quem possa ficar ansioso, então atitudes como evitar o bombardeio de informações durante esse período pode amenizar esse tipo de sintoma”, orienta.

Prevenção

- Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70% quando não for possível lavar;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Não compartilhar objetos pessoais;

- Limpar o celular, mouse e teclado diariamente com álcool propílico que não contém água e por isso não danifica os equipamentos;

- Não tocar a face, como boca e olhos que podem transmitir o vírus às vias respiratórias;

- Seguir as orientações fornecidas pelo seu médico.

Pontos moeda