Ministério da Saúde anuncia liberação de verba para planos de contingência do coronavírus
A verba deve ser distribuída entre os Estados de acordo com o número de habitantes
Durante coletiva na tarde desta segunda-feira (16), o Ministério da Saúde anunciou liberação de verba para assistência aos planos de contingência do combate do novo coronavírus.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2020, 210 novos leitos foram abertos no país. O investimento chega a R$ 30,7 milhões. De acordo com o órgão, para o reforço dos planos de contingência do vírus será liberado R$ 432 milhões. Todos os estados do país receberão o auxílio, que será distribuído de acordo com o número de habitantes.
O ministério definiu 64 hospitais do Brasil como referência na fase de contingência da circulação do vírus e 304 na fase de mitigaçã (controle). Até a próxima quarta-feira (18), o órgão deve publicar a atualização do protocolo de atendimento clínico.
Até o momento, já foram confirmados 234 casos no país. Em três dias, o número de pessoas infectadas mais do que dobrou. A maior parte dos casos confirmados são de pessoas com menos de 40 de idade.
Segundo o Ministério da Saúde, 34% dos casos são de transmissão local, em que é possível identificar o transmissor do vírus.
O ´órgão lembrou ainda que cerca de 85% a 90% dos casos podem ser atendidos na atenção primária, isto é, recebendo orientações pelo Disque-Saúde 136 e em Unidades Básicas de Saúde (USB). Apenas casos graves devem ser encaminhado para os hospitais, que estão preparados para anteder os casos graves de suspeitos.
Cirurgias eletivas, quando os casos não possuem urgência, devem ser reagendadas. A medida pretende esvaziar leitos para o tratamento de casos graves da doença.
O ministério também avalia a necessidade de solicitar aos hospitais privados para atender a demanda da população brasileira. A solicitação só será realizada caso haja necessidade e a evolução da doença.