Saúde

Pele ressecada e alergias são comuns no outono; saiba como se prevenir!

A estação de transição entre o verão e o inverno pede cuidados intensos com a saúde

Foto: Divulgação

Com a chegada do outono, hidratação é a palavra de ordem do momento. As temperaturas mais baixas e a menor umidade do ar tendem a deixar a pele mais seca. Além disso, os banhos costumam ficar mais quentes, o que reduz a oleosidade natural da pele.

A estação de transição entre o verão e o inverno pede cuidados intensos. "Quem já tem a pele seca costuma sofrer mais. Com a perda de água, a pele fica desidratada, quebradiça e opaca, o que pode deixá-la mais propensa a alergias", comentou a dermatologista Patrícia Friço.

Os produtos de limpeza da pele merecem atenção especial. Muitos deles podem causar um ressecamento ainda maior da pele. "Muitas pessoas ainda acham que é bobagem, mas utilizar os produtos próprios para o seu tipo de pele faz toda a diferença no resultado final", acrescentou.

Anote algumas dicas da dermatologista para cuidar da sua pele no inverno

- Lavar: o rosto deve ser lavado no máximo duas vezes ao dia, com sabonetes adequados.

- Beber muita água: temos a tendência a diminuir a ingestão de água nessa época do ano. É preciso ter atenção e manter a ingestão de água em pelo menos 2 litros por dia.

- Hidratação: logo após lavar o rosto ou tomar banho, utilize hidratantes para o seu tipo de pele.

- Lábios: os lábios merecem uma atenção especial. O hidratante labial pode ser usado durante todo o dia para evitar o ressecamento e as rachaduras

- Evite os banhos quentes: a água quente deixa a pele mais ressecada

Pontos moeda