CORONAVÍRUS

Saúde

Saiba quem pode e como deve ser usada a máscara de proteção contra o vírus

Segundo especialista somente pessoas que estejam com sintomas de gripe devem utilizar a máscara

Foto: Divulgação

O medo de pegar o coronavírus está mudando o hábito de muitos capixabas. Pelas ruas já é possível ver, por exemplo, muitas pessoas usando a máscara para evitar a contaminação. Mas, o que muitos não sabem, por exemplo, é que nem todas as pessoas precisam utilizar o equipamento de segurança no dia a dia.

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Larissa Aniquim da Silva, explicou que somente pessoas que estejam com sintomas de gripe devem utilizar a máscara.

Além disso, o uso da máscara é aconselhado também para quem trabalha com pessoas que estejam com quadro gripal. "Mas, é importante lembrar também que só o uso da máscara não representa a segurança adequada. É preciso também fazer a higienização das mãos para que o vírus não seja propagado", disse.

Larissa destacou também a importância de se trocar a máscara e o tempo em que ela deve ser descartada. A enfermeira disse que a substituição varia de cada caso. Segundo ela, quem estiver usando deve ficar atento a alguns cuidados, como se a máscara está muito danificada, molhada ou se a pessoa está espirrando muito ao longo do dia. "Nesses casos é importante fazer a substituição para que você não esteja acumulando a possibilidade de vírus no próprio rosto", aconselhou.

Pontos moeda