Saúde

Insuficiência cardíaca: um a cada dez idosos tem a doença

Veja os sintomas que indicam problemas na saúde do coração

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel

O Programa Hoje em Dia da Record TV, publicou uma reportagem sobre as doenças de coração. Pesquisas mostram que um a cada 10 idosos brasileiros possuem a insuficiência cardíaca, uma doença crônica conhecida por muitos como coração fraco. A doença também é a quarta causa de internações de pacientes acima dos 60 anos de idade.

O coração da sinais de que pode estar cansado e é preciso estar em alerta. Segundo a cardiologista Ariane Macedo, um dos sintomas da doença é a fraqueza do coração para bombear sangue. Falta de ar, cansaço, fadiga, inchaço principalmente nas pernas e sonolência são outros sinais da insuficiência cardíaca.

Atividades diárias que alertam para a doença 

Você já sentiu um grande cansaço ou falta de ar ao desenvolver atividades diárias como por exemplo tomar banho, vestir-se, arrumar a casa, caminhar com seu cachorro, subir alguns degraus de escada ou fazer compras? Já notou inchaço nos tornozelos ou pernas ao final do dia? Teve um ganho de peso súbito? Se respondeu sim a pelo duas dessas perguntas, você pode estar com insuficiência cardíaca (IC).

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica de longo prazo, embora possa, às vezes, se desenvolver repentinamente. Ela pode afetar apenas um dos lados do coração e mesmo que se desenvolva em somente um lado do coração, ambos os lados acabam sendo afetados conforme o tempo vai passando. Como a função de bombeamento do coração está comprometida, o sangue pode retornar a outras áreas do corpo, acumulando-se, por exemplo, nos pulmões, fígado, trato gastrointestinal, braços e pernas. Com isso, faltam oxigênio e nutrientes para os órgãos onde houve acúmulo de sangue, prejudicando e reduzindo a capacidade destes de trabalhar adequadamente.

No Brasil a causa mais comum da insuficiência cardíaca é a doença arterial coronariana (DAC), um estreitamento dos vasos coronarianos, responsáveis por levar oxigênio ao músculo cardíaco, pela presença de placas de gordura podendo levar a isquemia e infarto.