Saúde

Gripe Influenza: Vila Velha tem 20 pontos de vacinação para grupos prioritários

Profissionais da segurança pública, caminhoneiros, motoristas e cobradores de ônibus, portuários, idosos e profissionais de saúde são contemplados na segunda etapa da vacinação

Foto: Reprodução

Com a imunização de 9.516 pessoas do público-alvo na primeira semana da segunda etapa, a campanha de vacinação Contra a Gripe Influenza de Vila Velha continua em 20 postos de vacinação, 11 dos quais distribuídos em escolas, quadra de esporte, no ginásio Tartarugão, Cemas e no estacionamento do Shopping Boulevard (sistema drive-thru).

No decorrer da semana, a vacinação ocorre no período da manhã, de 8h às 11h, exceto no Cemas, que se estenderá até às 15h. Os nove pontos restantes funcionarão nos locais de trabalho de categorias profissionais específicas que integram o grupo prioritário desta fase da campanha.

A segunda etapa é destinada exclusivamente para profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, apenados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Também serão vacinados caminhoneiros, motoristas e cobradores de ônibus, portuários, idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram na primeira etapa.

SERVIÇO

Postos Volantes:

Drive Thru Boulevard - a partir de 8h para atendimento de até 500 pessoas com limite de horário às 11h
Ginásio Tartarugão - a partir de 8h para atendimento de até 500 pessoas com limite de horário às 11h
Cemas - a partir de 8h para atendimento de até 600 pessoas com limite de horário às 15h
Ibes: Escola Rosa Helena Frota Tristão - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Vila Nova: Centro Comunitário - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Paul: UMEF Graciano Neves - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Santa Rita: UMEF – Leonel Brizola - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Cobilândia: UMEF Paulo Maris Guia - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
São Torquato: Quadra de Esporte de São Torquato - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Terra Vermelha: UMEF Paulo César Vinha - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h
Ponta da Fruta: UMEF Nair Dias - a partir de 8h para atendimento de até 300 pessoas com limite de horário às 11h

Para os usuários que já são pacientes e fazem acompanhamento no Centro de Referência de IST/AIDS na Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa), a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, até o final da campanha, prevista para o dia 22/05/2020, a partir das 8h, na sala de vacinação do IST, somente por meio de agendamento prévio, que deve ser feito pelos telefones: 3139-9151 e 99611-4113.

Vacinação em posto de trabalho:

Garagem de ônibus

Praia Sol – Nossa Senhora da Penha
Datas: 29/04 e 30/04
Metropolitana – Nossa Senhora da Penha
Data: 06/05 e 07/05

Caminhoneiros

Datas: 30/04 e 04/05
Local: Associação dos Carreteiros Autônomos

Área Portuária

Datas: 27 e 28/04/2020
Porto de Vila Velha

Segurança Pública

Polícia Civil de Vila Velha
DPJ de Vila Velha (Jaburuna)
Dia: 27/04
Polícia Federal – São Torquato
Datas: 28/04 e 29/04
Local: Sede em São Torquato
Polícia Militar
Datas: 04/05 e 05/05 - Local: Quartel do Ibes
Datas: 04/05 e 05/05 - Local: Quartel de Grande Terra Vermelha

Documentação:

É imprescindível a apresentação de documentos no ato da vacinação. 

Pacientes crônicos

Para receber a dose da vacina, portadores de doenças crônicas deverão apresentar laudo médico a partir do ano de 2018, que não serão retidos. Também serão aceitas receitas de medicamentos com data recente como comprovação de que possui comorbidades crônicas. *Caixas de medicamentos ou blister do remédio não serão aceitos como provas de que o paciente se enquadra dentro do segmento.

Trabalhadores da força de segurança e salvamento

Profissionais que atuam na força de segurança e salvamento receberão a vacina mediante apresentação de documentação que comprove sua atuação na área.

Motoristas e cobradores de ônibus

É necessário que o profissional apresente documento comprovante da atuação, como: carteira de trabalho ou contracheque com documento de identidade, ou declarações dos sindicatos de transportes - Sindicatos dos Motoristas e Cobradores, ou carteira de habilitação (para motorista das categorias D ou E) ou crachá funcional.

Trabalhadores portuários

É indispensável que o trabalhador apresente documentos como: comprovante de registro no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), ou carteira de sócio do sindicato da categoria, ou contracheque com documento de identidade, ou carteira de sócio (a) do sindicato de transportes (categoria de motoristas), ou declarações de serviço onde atuam ou crachá funcional.

Caminhoneiros

É solicitado que o profissional apresente um dos seguintes documentos: carteira de trabalho ou contracheque com documento de identidade, ou carteira de sócio (a) do sindicato de transportes (categoria de motoristas), ou carteira de habilitação (para categorias C ou E) ou crachá funcional.

Funcionários do sistema prisional

Esses profissionais serão vacinados in loco em seus postos de trabalho. Se por algum motivo não for possível receber a vacina in loco, deverá buscar um dos postos volantes disponíveis no município e apresentar a carteira de profissional do sistema prisional para receber a vacina.

Idosos acamados

Já o munícipe que deseja solicitar vacinação domiciliar para idosos acamados, é necessário enviar um e-mail para o seguinte endereço: [email protected], com nome, data de nascimento do idoso, endereço (localizado nas regiões 1, 3, e 4) e o motivo pelo qual deseja que a vacinação seja realizada na residência do paciente.