Saúde

Motoboys devem redobrar o cuidado para evitar o contágio pelo Novo Coronavírus

Andar com um recipiente com álcool em gel faz parte das medidas que também devem ser adotadas por entregadores

Foto: Divulgação
A Organização Mundial de Saúde estabeleceu as orientações para evitar o contágio. 

Em meio à pandemia do Coronavírus, uma classe que não tem parado são os motociclistas de aplicativo e os autônomos que estão trabalhando com entregas. O fato é que esses profissionais estão na ativa e em contato com muitas pessoas. Para se manterem prevenidos, é importante tomar alguns cuidados extras, inclusive com os equipamentos de proteção que são utilizados por eles para pilotar a moto.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu as orientações para evitar o contágio da covid-19. Entre elas estão a importância de manter as mãos sempre higienizadas, distanciamento social e, quando for necessário o encontro, como é o caso dos motoristas que realizam entregas, ficar um metro de distância do cliente. Além disso, deve-se evitar tocar olhos, nariz e boca, e ficar atento aos sintomas. 

É necessário também que os motoboys façam o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Os capacetes, luvas, botas são equipamentos de proteção individual obrigatórios por lei e que ficam mais expostos nesse período, em que é necessário estar atento à proteção para pilotar e também para não contrair o coronavírus e continuar trabalhando”, disse o Diretor da Moto Vena, Gabriel Rizk.

Gabriel explica que existem EPIs de fácil higienização, como por exemplo as luvas de proteção com material mais emborrachado, que permite que a higiene seja feita com álcool líquido 70% e até com água e sabão neutro.

“O capacete também deve ser higienizado, mas a limpeza da parte externa deve ser feita somente com um pano macio, água e detergente neutro, e sem esfregar esponjas ásperas ou palha de aço, que causam arranhões e asperezas por dentro. Antes de dormir, borrife álcool 70% liquido. Ele mata o vírus e, no dia seguinte, já poderá ser utilizado. Sobre os sapatos fechados, sugiro que sigam as normas estabelecidas pelas autoridades em saúde, de manter um pano com água sanitária na porta de casa e fazer a higiene nesse momento”, sugeriu.

As partes muito tocadas da moto também podem ser higienizadas várias vezes ao dia, como é o caso do guidão e acelerador. Essa higiene pode ser feita com sabão neutro, pois são áreas laváveis e de grande contato. 

Andar com um recipiente com álcool em gel faz parte das medidas que também devem ser adotadas por entregadores, que devem usá-lo tanto nas mãos quanto nas luvas. E na hora da entrega de produtos, usar o álcool antes de tocar em qualquer material, como as sacolas, também são medidas orientadas pelas autoridades em saúde e podem ser aderidas pela categoria.