Saúde

Moradores de Vitória e Vila Velha reclamam do excesso de mosquitos e temem doenças

População tem medo de doenças que podem ser causadas pelo acúmulo desenfreado dos insetos; Vila Velha é o segundo município da Grande Vitória com o maior número de casos de dengue

Foto: Divulgação

Um problema muito presente em todo o país e que além de apenas incomodar, pode trazer sérios prejuízos à saúde: os mosquitos. A presença destes pequenos insetos tem dado dor de cabeça para os moradores de Vitória e Vila Velha.

De um lado a prefeitura afirma que o serviço do fumacê, aplicação de fumaça para conter os mosquitos, está sendo realizado, mas do outro lado estão os moradores que não param de sofrer com o problema.

A presença dos mosquitos pode trazer consigo doenças graves como Dengue, Chikungunya e Zika. O problema é grave. Guarapari e Vila Velha lideram os números de casos de dengue em todo o Espírito Santo.

Em Vila Velha, alguns moradores relataram o aumento da presença dos insetos após as últimas chuvas. José Luiz, morador no bairro Coqueiral de Itaparica há mais de 50 anos contou que faz a sua parte em casa com uso de repelente, telas e ventiladores, mas que isso não está adiantando. 

A equipe de reportagem da TV Vitória/RecordTV repassou as reclamações dos moradores para a Prefeitura de Vila Velha. Por meio de nota, a prefeitura informou que tem ciência de que a quantidade de pernilongos aumentou na região e que para combater estão usando carro do fumacê, que circula todos os dias no município. No entanto, os moradores dizem que não estão vendo esses carros há meses. 

Além do incômodo dos mosquitos, a população teme as outras doenças que podem ser causadas pelo acumulo dos insetos. De acordo com a Secretária de Saúde do Espírito Santo (Sesa), Vila Velha é o segundo município da Grande Vitória com o maior número de casos de dengue. 

Número de casos registrados de dengue de janeiro à abril de 2021: 

Guarapari - 26,0
Vila Velha - 20,3
Fundão - 13,7
Serra - 7,4
Viana - 6,3
Vitória - 1,4

Já a Capital, mesmo na última colocação na região metropolitana, ainda possui muitas reclamações. Agnaldo da Silva é porteiro e trabalha no Centro de Vitória há cerca de 12 anos. Ele disse que nunca viu tanto mosquito como neste momento. "Tenho medo de pegar alguma doença".

No bairro Nova Palestina, também em Vitória, Gleidson Oliveira tem sofrido com os insetos. No ano passado ele e a família pegaram chikunguya. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória afirmou que o carro do fumacê percorre diversos bairros seguindo a programação de serviço. Além disso, o itinerário é elaborado para regiões que apresentam maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como dengue, zika e chikunguya. A gestão municipal garantiu ainda que as solicitações do carro fumacê podem ser feitas pelo número 156. 

Com informações da repórter Chris Lemos da TV Vitória / RecordTV


Pontos moeda