Brasil lidera cirurgia plástica em jovens
Aumento de mama é o principalmente procedimento buscado por jovens com idades entre 13 e 18 anos.
O Brasil é o país que mais realiza cirurgia plástica em jovens com idade entre 13 e 18 anos. Em 2016, ano do último levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), foram feitos 97 mil procedimentos em pacientes com essa faixa etária, do total de 1.472.435 intervenções estéticas ou cirúrgicas.
E entre as cirurgias preferidas está a de aumento de mama, colocando o Brasil na segunda posição no volume de procedimentos realizados. O país só perde para o México, enquanto o terceiro lugar pertence aos Estados Unidos.
Segundo o cirurgião plástico Ariosto Santos, as principais motivações para a cirurgia nos seios é para ganhar volume e corrigir assimetrias graves. “O pico dos procedimentos costuma acontecer no mês de julho. “Muitos adolescentes, inclusive, aproveitam a pausa nas aulas para se submeterem a cirurgias plásticas. O número de procedimentos em pessoas menores de 18 anos aumenta a cada ano e, durante as férias escolares, o percentual salta de 13% para 30%”, ressalta o médico.
Ele afirma que a cirurgia, muitas vezes, vai além da estética, trazendo vantagens à saúde do adolescente. “Há casos em que o excesso de mama prejudica a coluna. Outro ponto a ser avaliado é a questão da autoestima e os benefícios psicológicos”, explica Ariosto Santos.
O conselho do médico é de que a decisão seja muito bem pensada entre pais e filhos. “Adolescentes são muito imediatistas e a insatisfação com o corpo é comum nessa idade. Os pais precisam acompanhar de perto os desejos de mudança e avaliar com o médico a melhor escolha”, conclui.