Saúde

Dia do Oftalmologista: tecnologia tem provocado aumento nos casos de miopia em crianças

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos causa cansaço na vista, podendo comprometer o rendimento escolar e até mesmo causar uma miopia real

Foto: Divulgação
Crianças passam muito tempo com os olhos fixos em telas de smartphones, por isso, tendem a ter miopia. 

07 de maio é considerado o Dia do Oftalmologista, e um dos desafios atuais do especialista em olhos é alertar a população a respeito dos riscos que a tecnologia tem gerado para a visão. Independente da cor dos olhos, sejam eles: castanhos, pretos, azuis ou verdes, ficar horas com os olhos fixos em celulares e tablets tem provocado um aumento nos casos de miopia, principalmente em crianças. 

De acordo com o médico coordenador do Instituto dos Olhos do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) Lindolfo Gandra, tem-se observado o aumento da incidência de miopia em crianças que por algum fator não era propensa a terem miopia e nas que já usam óculos, o retorno para reparação de grau tem sido cada vez mais cedo. “O uso excessivo de aparelhos eletrônicos causa um cansaço na vista levando a uma falsa miopia. Isso pode levar ao comprometimento do rendimento escolar e até mesmo a uma miopia real”, esclarece.

Com a vida moderna, é muito difícil abster as crianças do contato com esses aparelhos. A farmacêutica Analucia Borges, mãe de Ana Beatriz de 14 anos e João Pedro de 11, ambos diagnosticados com miopia, fala sobre as dificuldades. “Eles usam smartphones e tablets quase o tempo todo, principalmente porque a maioria dos livros didáticos deles são eletrônicos. Regulamos o tempo, colocamos para usar no final de semana, mas às vezes é complicado”, disse. Ela conta que apesar de não ter observado queda no rendimento escolar dos filhos, os dois reclamavam de dores frequentemente. “A Ana Beatriz ainda dizia que não enxergava muito bem e como costumo levá-los ao oftalmologista anualmente, ano passado foi constatado a miopia. Desde que colocamos óculos, houve um aumento na qualidade de vida e eles não mais reclamam de nada”, contou. 

Causa

Segundo a medica oftalmologista do Instituto dos Olhos Viviane Bernabé Cardoso, no olho, para a realização do “foco”, responsável pela visão de perto, dá-se a contração de um músculo, um processo chamado de acomodação. “Com o estímulo contínuo da acomodação, no uso desses dispositivos móveis, as crianças podem desenvolver fadiga visual, cefaleia, olho seco.”, explica. Ela dá algumas dicas a alguns sinais que possam indicar o aparecimento da doença, como: frequente esfregar dos olhos, piscar excessivo; inclinação da cabeça ao ler ou assistir TV; cefaleia;dor nos olhos; fadiga ocular e queixa de visão turva ou dupla.

“Se a criança apresentar algum desses sinais, recomenda-se procurar um profissional especializado. Lembrando que, segundo orientação da sociedade brasileira de oftalmopediatria, a visita ao oftalmologista deve ser semestral nos primeiros dois anos de vida e a partir de então, as visitas devem ser anuais”, esclarece a médica.

Limitar o acesso aos eletrônicos

Os profissionais e até mesmo os pais concordam que essa abordagem não funciona nos dias de hoje. A tecnologia faz parte de nosso cotidiano e em alguns casos estão presentes até mesmo em nosso material didático, como é o caso dos irmãos Ana Beatriz e João Pedro. A tendência é que o uso desses aparelhos fica cada vez mais inserido em nossas vidas, tornando essas patologias mais e mais frequentes. Então, o que fazer para evita-las ou ao menos ameniza-las?

Os especialistas concordam que limitar o tempo que as crianças passam na frente de smartphones, tablets e computadores é uma boa ideia. Além disso, a oftalmologista Viviane recomenda: manter os dispositivos móveis a pelo menos 30 cm de distância dos olhos, usar o computador numa inclinação de 10-20 graus abaixo do nível dos olhos, com a luminosidade ajustada pois o excesso faz diminuir a frequência do piscar. “E nunca esquecer de piscar, pois se acontecer de haver secura nos olhos, será necessário fazer uso de lubrificante”, disse.

Os médicos ainda aconselham que as crianças, mesmo as da era digital, brinquem ao ar livre, porque é uma atividade que nunca sai de moda e só traz benefícios. 

Dia do Oftalmologista 

Desde 1930, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia guarda o dia 7 de maio para celebrar o Dia do Oftalmologista. Porém a data somente entrou para o calendário oficial de comemorações dos profissionais da saúde em 1968, quando o médico oftalmologista Antônio Salim Curiati, que na época era deputado estadual pelo estado de São Paulo criou a lei sendo aceita pela Casa de Leis.


Pontos moeda