Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe chega na etapa final na Grande Vitória

Nesta etapa, os professores de escolas públicas ou particulares e pessoas de 55 a 59 anos são os grupos prioritários para receber a dose da vacina

Foto: Reprodução

Começou, na segunda-feira (18), a segunda etapa da última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai ser realizada até o dia 5 de junho. Na Grande Vitória, as prefeituras continuam atuando na imunização do público alvo.

Nesta etapa, os professores de escolas públicas ou particulares e pessoas de 55 a 59 anos são os grupos prioritários para receber a dose da vacina. O Ministério da Saúde tem como objetivo proteger 90% do público-alvo.

Em Vila Velha, por exemplo, uma ação é realizada no Parque da Prainha. No local, está em funcionamento o sistema de drive thru, na qual as pessoas devem ir de carro e nem precisam sair do veículo para ser vacinado. A ação segue até as 15 horas desta sexta-feira (22). Idosos, portadores de alguma doença crônica, profissionais da área de saúde e da Segurança e depois membros do público-alvo que ainda não se vacinaram podem procurar os postos até o dia 5 de junho para serem imunizados.

Em Cariacica, mais de 48 mil já foram imunizados, o que representa 54,39% do público alvo. Os locais de vacinação são as unidades básicas de saúde de Porto de Santana, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha 2, Cariacica Sede, Santa Fé, Santa Bárbara, Itaquari, Bela Aurora, Rio Marinho e Novo Brasil. O horário de vacinação é das 8h às 15 h, de segunda a sexta-feira.

Em Viana, a dose da vacina será aplicada após agendamento para pessoas de 55 a 59 anos e será oferecida em cinco escolas da rede municipal de ensino para os professores. A estratégia adotada pelo município visa evitar aglomerações, recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio da Covid-19. Os contatos de cada unidade de saúde estão disponíveis no site da prefeitura.

As prefeituras da Serra e Vitória não disponibilizaram as informações sobre a camapanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada município é responsável por organizar as estratégias de vacinação para alcançar a meta de proteção do público-alvo, mas neste momento o Ministério da Saúde recomenda que essas estratégias sejam realizadas tendo em vista as recomendações de prevenção à disseminação da covid-19, afim de evitar aglomerações. 

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é formado por Idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias) e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Pontos moeda