Saúde

Doença silenciosa pode levar paciente à hemodiálise

No Estado do Espírito Santo, há mais de dois mil pacientes com doença renal necessitando de tratamento

Foto: Divulgação
Estilo de vida moderno e acelerado tem ligação direta com os principais fatores de riscos para desenvolver a doença. 

A Doença Renal Crônica (DRC) consiste em alterações que afetam tanto a estrutura quanto a função dos rins, com múltiplas causas e múltiplos fatores de prognóstico. Trata-se de uma doença de curso prolongado, insidioso e que, na maior parte do tempo de sua evolução, é assintomática.

Portanto, é importante reconhecer quem são as pessoas que estão sob o risco de desenvolver a DRC, para um diagnóstico precoce, e aquelas que estão relacionadas à progressão mais rápida para perda de função renal.

Segundo Rodrigo Klein, médico nefrologista da Santa Casa de Misericórdia, é justificável também considerar a DRC como parte do grupo das doenças cardiovasculares, pois já foi demonstrado em estudos que há uma associação independente entre redução de função de filtração renal e eventos cardiovasculares, internação e morte.

Outro desfecho preocupante é a perda continuada de função renal, que pode resultar em doença renal crônica em fase terminal, quando é necessário iniciar uma das três modalidades disponíveis de terapia renal substitutiva: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com o problema e pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano são atribuídas à DRC, com uma taxa crescente de mortalidade.

No Estado do Espírito Santo, de acordo com um levantamento recente feito pela Secretaria de Estado da Saúde, há mais de dois mil pacientes com doença renal necessitando de diálise.

Fatores de risco 

Ainda segundo Rodrigo, o estilo de vida moderno e acelerado tem ligação direta com os principais fatores de riscos para desenvolver a doença. A obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o uso continuado de medicamentos nefrotóxicos são alguns desses.

Tratamento 

O transplante é considerado o tratamento que resulta em melhores índices de sobrevida, qualidade de vida e custo-efetividade. No entanto, para que ele ocorra são necessários infraestrutura adequada, equipe altamente especializada, disponibilidade de doadores de órgãos, entre outros requisitos que podem representar importantes barreiras, tornando a hemodiálise e a diálise peritoneal as únicas opções viáveis.

A adoção de um estilo de vida saudável, com boa ingestão diária de líquidos, prática regular de exercícios físicos, dieta saudável, controle o peso, abandono do tabagismo e evitar remédios tóxicos aos rins, são de grande valia para prevenir ou retardar a progressão da doença.

Reforma e ampliação

O número de renal crônicos é crescente, atualmente a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro atende a 177 pacientes em hemodiálise. O setor assiste a 27 municípios no sul do Espírito Santo, é um dos maiores serviços de hemodiálise do estado, e operando em três turnos realiza 20 mil sessões de hemodiálise por ano.

Pontos moeda