Saúde

Cabelo ressecado? Aprenda a cuidar dos fios nas épocas frias do ano

Estamos no outono e a partir da segunda metade de junho, chega o inverno. Saiba como hidratar os cabelos e evitar o temido frizz

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

Estamos em pleno outono e mesmo o inverno chegando apenas na segunda metade do mês de julho, é preciso começar a cuidar dos cabelos para a temporada de temperaturas mais amenas.

É bem verdade que os fios costumam ficar em segundo plano, já que a pele aparece em primeiro lugar na lista de tratamentos, porém, eles também merecem muita atenção. Mas você sabe o que fazer? Quais produtos usar?

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para quem ainda não sabe, os cabelos precisam da hidratação adequada para crescerem sempre fortes e sem o temido frizz. 

Como o frio afeta os cabelos?

O organismo responde e é afetado pelos estímulos ambientais, de forma que há tendências diferentes para o verão e o inverno.

Conforme as temperaturas diminuem será possível observar alterações na saúde e estética dos cabelos. Conheça as principais a seguir.

Ressecamento capilar

A desidratação dos fios no inverno ocorre devido ao aumento da exposição aos ventos gelados e à menor umidade do ar, resultando no ressecamento da pele e dos cabelos.

A falta de hidratação dos fios também pode ocorrer devido aos danos acumulados no verão, como exposição intensa ao sol, banhos de mar e piscina, além de procedimentos químicos como coloração e alisamento.

Frizz em alta

O outono e inverno traz outro efeito indesejado aos cabelos: o frizz. Ele ocorre devido à falta de hidratação do cabelo, deixando a cutícula do cabelo mais exposta.

O frizz também está relacionado ao ciclo capilar. No verão, a alta da luminosidade solar estimula a fase de crescimento do cabelo, enquanto nas estações frias, com menos sol, a tendência é um aumento de até 10% no ritmo normal de queda.

Nessas condições, a queda de cabelo não precisa ser vista com preocupação, pois se trata apenas de uma resposta fisiológica do organismo, mas atente-se se não houver a estabilização nos meses seguintes.

Dicas quentes para cabelos frios

Com a necessidade de repensar a rotina de cuidados capilares durante o outono e inverno, é importante avaliar quais são as práticas mais recomendadas para esse período de temperaturas baixas.

Foto: reprodução pixabay
Cuidado com o uso excessivo de secadores! Use protetores t´ermicos nos fios antes de secar o cabelo

Hidratação é a chave

Se com o outono vem a tendência ao ressecamento dos cabelos, a hidratação que é sempre fundamental torna-se ainda mais relevante nessa época.

O ideal é reduzir o espaçamento da rotina de hidratação para que os cabelos sintam menos os efeitos da baixa umidade do ar.

Além de adotar cuidados para ativamente hidratar os cabelos, é importante evitar as práticas que intensificam o ressecamento, como:

- Lavar os cabelos com água muito quente;

- Exagerar no uso de aparelhos térmicos;

- Fazer procedimentos químicos nesse período.

Na hora da lavagem lembre-se da importância de escolher produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de cabelo, pois outras versões podem intensificar ainda mais o ressecamento capilar nesse período.

Com bons cuidados com os cabelos nas épocas mais frias do ano é possível passar pelas estações geladas praticamente sem prejuízos à saúde e aparência dos fios.

Queda de cabelo

A queda de cabelo sazonal associada às estações frias tende a melhorar espontaneamente, mas caso identifique uma queda intensa e persistente, procure auxílio médico especializado para diagnóstico e tratamento.