Saúde

É possível escolher o sexo do bebê? Ginecologista diz que sim!

Técnicas possibilitam definir o sexo do bebê com até 90% de êxito

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Alimentação rica em magnésio e cálcio favorece a gestação de meninas. 

Descobrir o sexo do bebê é a curiosidade da maioria dos casais nos primeiros meses da gravidez. Ter uma preferência pelo sexo é comum entre homens e mulheres, que muitas vezes chegam até fazer simpatias para definir o sexo da criança. Mas, você sabia que existem técnicas que podem ajudar a escolher entre menino ou menina?

A ginecologista e obstetra Lorena Baldotto, explica que a interferência é possível, mas é necessário entender as diferenças entre homens e mulheres. "Sabemos que o sexo do bebê fica a cargo do pai, que nos espermatozoides carregam os cromossomos X para meninas e Y para meninos".

Foto: Divulgação

Os espermatozoides têm diferenças, inclusive, durante o trajeto até o útero. Os espermatozoides X são mais fortes e resistentes, porém, mais lentos que os Y, que são mais rápidos e menores. “A partir daí, é o momento de planejar. É necessário saber o dia da ovulação e se programar, se quer favorecer as meninas, tenham relações dois dias antes, agora se preferir um menino, deixe para ficar com seu parceiro no dia da ovulação”, sugeriu a ginecologista.

Ciência

Um estudo holandês comprovou essa relação, que tem outros fatores relevantes, como o pH da vagina, que mais ácido é favorável as meninas e básico para os meninos. Sem contar na alimentação, que quando é rica em magnésio e cálcio facilita para elas, e potássio e sódio para eles.

“Se juntar todas essas pequenas técnicas as chances de ter um filho do sexo que deseja chegam a 90%. Como não é uma ciência exata, se mesmo com todas as técnicas vir uma criança do outro sexo, tenho a certeza que também irá receber o mesmo carinho”, opinou a médica. 

Pontos moeda