Saúde

Cansado de ficar parado na quarentena? Conheça 5 aplicativos para mexer o corpo!

A prática moderada de atividades ajuda a manter o corpo e a mente saudáveis, além de eliminar as gordurinhas indesejadas

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: pexels

A rotina de muitas pessoas sofreu alterações com o isolamento social por conta da pandemia da covid-19. Com as academias fechadas e áreas de lazer em diversos condomínios isoladas, a prática de atividades físicas acabou reduzindo. Porém, para não perder o condicionamento físico, mantendo a forma e a musculatura, auxiliando no bem-estar das pessoas neste momento, os exercícios físicos dentro de casa são uma grande alternativa para manter o corpo e a mente saudáveis.

O professor de educação física Gabriel Nappi recomenda que as pessoas se exercitem de algum modo durante este período de quarentena, mantendo uma rotina com hábitos saudáveis. Ele explica que, para o exercício seja efetivo, basta fazer de seis a dez minutos, sendo repetido de três a cinco vezes por semana.

Pensando nisso, listamos cinco aplicativos para você baixar e começar a se exercitar. 

• Nike Training

O aplicativo da Nike foi inteiramente produzido por treinadores, eles oferecem uma ajuda para alcançar o seu condicionamento físico, mesmo que você seja iniciante, tenha pouco espaço em casa e não possua muitos equipamentos. Algumas de suas aulas gratuitas são sessões de yoga, além de treinos que vão desde força até cardio.

Além disso, o programa mensal ainda oferece dicas de nutrição e cuidados com a alimentação com personalização para cada necessidade. Você ainda pode celebrar cada conquista sua, pois recebe um troféu a cada meta atingida, incentivando as atividades. O app está disponível para Play Store e App Store .

• Adidas Training

A Adidas também começou com um projeto por meio de aplicativos para ajudar as pessoas a treinarem em casa. Com ele você pode selecionar seus grupos musculares e criar seu próprio treino de acordo com a disponibilidade da sua agenda, participar de desafios e até mesmo ver as atividades dos seus amigos. O Adidas Training está disponível para Play Store e App Store .

• Desafio 30 dias

Esse aplicativo garante que em 30 dias, você perceberá uma mudança notável, eles disponibilizam vídeos em HD dos exercícios, planos fitness. Ele possui uma didática de desafio, desafiando seus alunos a conseguirem o objetivo esperado. Você ainda pode selecionar qual parte do corpo que pretende treinar e ir se adaptando. Além disso também está disponível para os dois sistemas: Play Store e App Store .

• Weburn

A Weburn é uma plataforma que também possível aplicativo, por ele você tem acesso aos melhores professores e coachs do Brasil. Ele é feito por videoaulas, que possuem até a opção de baixar para assistir sem internet.

Além de treinos, algumas outras aulas são: yoga, playdance, menu natureza, para ajudar na alimentação, pilates, treinos voltados para mulher e suas necessidades, planos de corrida, programa para controle de tabagismo e muito mais. Além do site, o app está disponível para Play Store e App Store

• Queima Diária

O Queima Diária é uma plataforma também em site e aplicativo que possível diversos programas atrativos, que são seu principal destaque. Como: Power Dance, com diversas coreografias, Circuito em Casa, onde utiliza objetos do dia a dia, Família Fit, onde é possível colocar até as crianças para se divertir com os exercícios, Adeus Dor nas Costas, para quem sofre com esse incômodo, Yoga, para as pessoas mais calma e muito mais. O aplicativo está disponível para Play Store e App Store. 

Outras dicas

Para quem não ainda não pratica algum tipo de exercício, é importante que o treino sempre comece de maneira leve, utilizando os próprios móveis e objetos da casa como apoio, como cadeiras, garrafas pet com água, ou até sacos de alimentos como pesos para musculação. Corredores ou ambientes com mais espaço podem ser propícios para a prática de polichinelos, abdominais, flexões, ou mini-circuitos, o importante é não ficar parado.

Rotina

"É importante fazer as atividades sempre no mesmo horário, pois este hábito pode se tornar uma rotina, facilitando a integração das atividades na programação do dia, tornando-a menos maçante", declara o professor Nappi.

Pontos moeda