Saúde

Julho Verde alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

A maioria desses tumores está relacionada diretamente com o uso do tabaco e álcool, que representam 80% dos casos e afetam principalmente os homens


Foto: Divulgação / Pexel

A campanha Julho Verde faz um alerta para a prevenção dos tumores de cabeça e pescoço. Essa é uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. 

"A maioria desses tumores está relacionada diretamente com o uso do tabaco e álcool, que representam 80% dos casos e afetam principalmente os homens", alerta Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

O consumo de tabaco e álcool aumenta em dez vezes a chance de desenvolver o câncer de laringe. Entre os sintomas provocados por esse tipo de tumor, o paciente pode apresentar dor de garganta, rouquidão ou alteração da qualidade da voz. "A dificuldade de engolir, nódulos no pescoço, além da sensação de ‘caroço’ na garganta também merece uma investigação mais detida dos especialistas", explica o professor de oncologia da Unifesp.

A infecção pelo papilomavírus (HPV) tem sido outro motivo importante para o desenvolvimento do câncer de faringe. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), são mais de 40 mil casos todos os anos. "A prática do sexo oral desprotegido tem sido um dos fatores de propagação do HPV, inclusive na população mais jovem. Por isso, a vacina para esse público pode ajudar na prevenção", alerta o oncologista.

Pontos moeda