Saúde

Serviço de saúde mental à disposição da população martinense durante a pandemia

Número de suicídios em Domingos Martins tem preocupado os moradores, que podem acionar a Equipe de Saúde Mental caso sintam sinais de distúrbios psicológicos

Foto: Divulgação

Durante esta pandemia, todo o mundo entrou em alerta relacionado à saúde física de cada um. Por ser uma doença que atinge o sistema respiratório, foi necessário adotar acessórios, como a máscara, e aprimorar os cuidados com a higiene das mãos, para prevenir quaisquer chances de contrair a Covid-19.

Porém, outra área da saúde que precisa de cuidados é a mental. Após tantos meses em isolamento social, algumas pessoas tendem a desenvolver doenças, leves ou graves, que afetam o psicológico, como a ansiedade, a depressão e o estresse. Quando estes distúrbios não são tratados corretamente, podem resultar em fins mais graves, como o suicídio.

Para cuidar da saúde mental, a ajuda de um psicólogo pode ser essencial para que os casos não cheguem ao suicídio. Em Domingos Martins, os moradores têm se preocupado com o número de casos de suicídio que poderiam ser evitados.

Preocupados com a saúde mental de todos os seus moradores, a Prefeitura de Domingos Martins mantém um serviço direcionado a esta área da saúde que atende a todos os usuários que se encontram em sofrimento mental. “O serviço atende desde os casos leves a transtornos graves, assim como usuários com dependência química”, explica Jocilene Coutinho, coordenadora da Unidade de Referência em Saúde Mental.

No município, os profissionais que trabalham com esta área da saúde desenvolvem ações em relação ao combate ao suicídio frequentemente e de formas diversas. “Na Campanha de Combate ao Suicídio que ocorre no Setembro Amarelo, realizamos ações múltiplas, intensificando a importância de todos de se atentarem aos principais sinais de alerta para que sejam identificados precocemente quais indícios de ideia suicida”, detalha a coordenadora.

A Equipe de Saúde Mental de Domingos Martins atende à população de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, na Rua Pedro Gerhardt, na Sede do município, no nº 48. Nos distritos de Melgaço, Paraju, Pedra Azul, Ponto Alto e Tijuco Preto, a Equipe realiza atendimentos psicológicos.

Serviços prestados pela Secretaria de Saúde durante a pandemia

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins lembra que os atendimentos médicos de combate ao coronavírus seguem sendo mantidos em todos os distritos da cidade serrana. São ofertadas consultas com médicos clínicos e médicos da saúde da família durante este período.

Ao longo desta pandemia, os médicos acompanham e monitoram os pacientes atendidos e notificados como suspeitos ou confirmados para a doença, além de atender pacientes que apresentam sinais gripais de forma espontânea. Os profissionais também estão à disposição da população por meio das consultas agendadas em horários espaçados para aqueles que podem se locomover até a Unidade de Saúde.

Pontos moeda